03/09/2012 10h13

Ufal aparece na 36ª colocação no País e na 5ª posição no NE em ranking universitário

Zero do quesito ‘Qualidade de Ensino’ derrubou a nota geral da universidade. USP é a mais bem avaliada do País

Universidade Federal de Alagoas ainda precisa melhorar a qualidade de ensino

Valdi Junior/VALOR MERCADO*

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) aparece em 36 º lugar  no Ranking Universitário Folha (RUF) de um total de 188  divulgado nesta segunda-feira, 03, pela Folha de S. Paulo. Em nível regional, a UFAL ocupa a 5 ª posição,  atrás, pela ordem, da UFPE, UFBA, UFCE, UFRN e UFPB.

Embora apareça numa posição intermediária, o que chama a atenção é  a nota zero no quesito “Qualidade de Ensino”. [Não foi a única instituição de ensino a tirar essa nota]. Nos outros três de um total de quatro analisados pelo RUF, a UFAL obteve a nota 40,15 na “Qualidade de Pesquisa”[melhor nota]; 8,6 na “Avaliação do Mercado”; e 2,5 no “Indicador de Inovação”. Somando todas as notas, alcançou 52,86.

A UFPE, a melhor colocada no ranking na Região Nordeste, seguindo a sequência acima dos quesistos, obteve as notas: 8,05; 48,92; 15,69; e 4,47, totalizando 77,13. A USP, a primeira colocada, obteve as notas 19,68; 54,38; 19,78; e 4,95, somando 98,78 de um total de 100.

Apesar dessa lista ser formada por um ranking elaborado por uma entidade privada, é louvável a iniciativa da empresa, porque mostra a qualidade do ensino e ao mesmo tempo as distorções do ensino superior brasileiro.

Também mostra que o dinamismo socioeconômico existente no Centro-Sul do País também reflete no sistema educacional brasileiro, exceto algumas ilhas de excelência existentes nas demais regiões do País.

No caso específico da UFAL, mostra que a instituição federal não está tão mal, contudo, precisa avançar, e muito. O quesito qualidade de ensino foi decepcionante: zero. Das federais instaladas no Nordeste, também obtiveram nota zero nesse mesmo quesito: UFPB e UFPI.

Significa dizer que o corpo docente precisa dedicar-se mais. E o aluno fazer a sua parte, pois, é peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem de qualquer escola/universidade.

* Com informações do UOL

 

TAGS:

Deixe o seu comentário