25/09/2012 11h44

Boleto do IPVA de placas final 9 e 0 deve impresso no site da Sefaz

Recomendação é da Secretaria de Estado da Fazenda

 

Carros placas de final 9 e 0 devem pagar IPVA nos correspondentes bancários

Devido à greve dos Correios os proprietários que possuem veículos com placa final 9 e 0 devem acessar o site www.sefaz.al.gov.br para fazer a impressão do boleto de pagamento referente ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A recomendação é do gestor da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), José Eugênio Barros Filho, que expôs que o prazo para o pagamento previsto para o dia 28 de setembro não será prorrogado; já que o contribuinte tem a opção de fazer a retirada do documento pela página na internet da Sefaz.

A indicação acontece devido à possibilidade de atraso na entrega do boleto do IPVA na casa dos contribuintes, que está propenso a acontecer devido à greve dos servidores dos Correios. Assim, além de poder fazer a impressão do documento via internet, os proprietários de veículos, com placa final 9 e 0, podem solicitar em Maceió a segunda via do documento no prédio sede da Sefaz ou nas unidades do JÁ – Farol e Miramar ; e no interior nas sedes regionais da Sefaz.

PRAZO – O proprietário de veículos automotores com placas de final 9 e 0 que optarem em pagar o IPVA, exercício 2012, em cota única, com desconto de 10%, tem até o dia 28 deste mês. Quem for pagar o IPVA parcelado o vencimento da primeira cota também está previsto para o dia 28 de setembro, o da segunda para 31 de outubro e a terceira e última parcela para o dia 30 de novembro.

DESÁGIO – O Imposto de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2012, está com redução média de 6,9% para automóveis usados. Percentual, que segundo o gestor de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda, José Eugênio Barros Filhos, corresponde a desvalorização de mercado do veículo.

“O valor do imposto dos usados costuma ser sempre menor que o do ano anterior devido à desvalorização de mercado do bem. Já quanto aos veículos novos, o calculo do IPVA é feito diante do valor da nota fiscal da venda”, esclarece José Eugênio.

A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 Estados brasileiros, é a única do país a efetuar esse estudo de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

TAGS:

Deixe o seu comentário