23/08/2012 16h33

Praia avança na busca da certificação do programa Bandeira Azul

Comitê Gestor discute os critérios e define os responsáveis pela execução do projeto que deverá acontecer até 2014

Membros do Comitê Gestão debatem sobre Projeto Bandeira Azul

Dos oito municípios alagoanos inscritos, Marechal Deodoro, com a praia do Francês, avança nas etapas para a conquista da certificação do programa Bandeira Azul. Já em sua terceira fase – implantação do projeto- os critérios foram amplamente discutidos, na última terça-feira (21), no sítio Fortaleza, pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e demais órgãos e entidades que integram o Comitê Gestor.

A reunião, que foi aberta pela secretária-adjunta de Turismo, Raquel Tenório, objetivou examinar cada um dos 34 critérios de certificação pré-estabelecidos pelo programa, detendo-se no que já foi feito; o que precisa ser dado encaminhamento, além de definir os responsáveis por cada ação.

A apresentação do projeto Bandeira Azul, para a praia do Francês, foi feita pelo representante da Secretaria Municipal do Turismo de Marechal Deodoro, Herbert Freire de Araújo, e contou com a presença dos secretários municipais do Meio Ambiente e de Infraestrutura locais; a diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Setur, Mell Bezerra, representante da Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas); Associação Comercial de Marechal Deodoro, IFAL (Campos MD) e da cadeia produtiva local como o Núcleo Arte nossa, Ecoscuba, Hotéis Ponta Verde e Assertsul.

Durante a análise dos critérios – que são definidos dentro de quatro pilares: educação ambiental, balneabilidade, infraestrutura e sustentabilidade – ficou definido o Comitê Executivo, composto por órgãos federais, estaduais e municipais (de Marechal Deodoro), além da coletividade da Praia do Francês, que estará envolvido diretamente para que as condições impostas sejam cumpridas.

Segundo a secretária-adjunta de Turismo, Raquel Tenório, a intenção é que, numa parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Marechal Deodoro, até dezembro de 2014 a Bandeira Azul seja hasteada na praia do Francês. “Este deve ser um projeto-piloto, e o governo do Estado está aberto para apoiar os outros municípios candidatos”, enfatiza.

De acordo com Mell Bezerra, interlocutora do projeto pela Setur, é necessário um trabalho em conjunto para que o projeto seja efetivamente implantado, devendo haver o interesse e envolvimento dos órgãos públicos e da coletividade local.

Uma nova reunião ficou marcada para o dia 05 de setembro, para dar continuidade possibilitando chegar à quarta etapa, que é a inspeção pela comissão julgadora do Instituto Ambiental Ratones, responsável pelo programa no Brasil.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário