20/08/2012 14h06

Em julho, onze empresas de turismo se regularizam no Cadastur

O cadastro no MTur é resultado da fiscalização/blitz e visitas técnicas, aos prestadores de serviços turísticos

Setur faz cadastramento de empresas

As atividades realizadas mensalmente pela Coordenação Regional de Serviços Turísticos da Secretaria de Estadodo Turismo de Alagoas, já apresentam resultado positivo. No mês de julho, 11 empresas do setor se regularizaram junto ao Cadastur. Além dos novos cadastros, foram efetuadas 12 renovações no sistema do Ministério do Turismo: sete prestadoras de serviço, e mais cinco profissionais – guias de turismo.

Os números são resultado de operações realizadas no mês de julho. Como as fiscalizações/blitz – que só acontecem em Maceió – em parceria com o DER, apoio da Polícia Militar e do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur); e as visitas técnicas de sensibilização – que abrangem o interior do estado. O setor também realiza atividades em caráter orientativo e educativo.

As empresas que efetuaram novos cadastros são: Mega Operadora Turística, AWA Emp. Turístico/Santiago, Alagoaníssima Turismo e Viagens, Eduardo Warumby-MEI, Ecogest Admnistradora Turística, Resort Paraíso Ltda, Hotel Pousada Fazenda Maresia, Restaurante Santiago, Bar e Restaurante O Buraco, Transpam Transporte e EMV Transporte.

Estas ações visam regularizar as empresas e profissionais – guias de turismo – que ainda não possuem o cadastro (ou estão com o cadastro vencido) no Ministério do Turismo (CADASTUR-MTur), que é obrigatório, conforme disposto nos artigos 21 e 22 da Lei do Turismo nº 11. 771 / 2008.

A regularização é gratuita. A empresa ou profissional podem efetuar um pré-cadastro pelo site do Ministério do Turismo: www.cadastur.turismo.gov.br. De posse do formulário e documentação exigida (original e xerox) devem se dirigir à Coordenação Regional de Serviços Turísticos/SETUR-AL, para a homologação do cadastro e liberação do certificado. O site da SETUR/AL,www.turismo.al.gov.br, traz mais informações e orientações.

Além da obrigatoriedade, existem vantagens e oportunidades para quem se cadastrar, como: visibilidade, fazer parte do banco de dados no Site Cadastur /MTur, tornar-se fonte de consulta para turistas que buscam serviços turísticos de qualidade – além de acesso à linha de crédito, participação em eventos e programas de qualificação realizados pelo MTur e pela Embratur.

As atividades do CADASTUR – que estão inseridas como marcos críticos do programa de governo “Alagoas Tem Pressa”, nas ações estruturantes para o desenvolvimento do turismo e fomento da atividade no Estado – continuam durante os próximos meses.

TAGS:

Deixe o seu comentário