12/07/2012 22h59

Políticos se unem na luta pelo estaleiro e saem confiantes de reunião no Ministério do Meio Ambiente

Ministra diz que parecer do Ibama não é definitivo e propõe diálogo entre o Governo Federal e o Estado

 

Governador Teotonio, senadores Renan Calheiros e Benedito de Lira, deputados federais e estaduais relatam o parecer técnico do IBAMA para a ministra do Meio Ambiente

Maurício Nogueira/Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela definiu nesta quinta-feira (12), em reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, agenda de trabalho para viabilizar a instalação do estaleiro Eisa Alagoas no Pontal de Coruripe. O encontro, que contou com a presença dos senadores alagoanos Benedito de Lira, Fernando Collor e Renan Calheiros e dos deputados federais que compõem a bancada alagoana, foi considerado cordial e produtivo.

Na reunião, em que foram discutidos os principais pontos do parecer emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ministra afirmou que o parecer não é definitivo e propôs que o Governo do Estado seja o principal interlocutor com os órgãos ambientais federais para os ajustes propostos pelos técnicos do Ibama.

“O diálogo está aberto, mantido. O governador seguirá o seu diálogo com investidores, de tal maneira que os estudos necessários que foram pedidos pelo Ibama sejam apresentados. E o ministério, nesse diálogo com o Governo do Estado, manterá essa interlocução com vistas à melhor solução possível. Estamos procurando todas a condições políticas para viabilizar um entendimento técnico e jurídico em torno da proposta de licenciamento”, afirmou a ministra.

Para o governador Teotonio Vilela, o encontro foi muito propositivo. Inicialmente, ele fez uma exposição sobre a importância do empreendimento para o Estado de Alagoas, destacando como o estaleiro é fundamental para mudar a realidade social e econômica de Alagoas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado da reunião, que contou com a fundamental participação dos três senadores e dos deputados alagoanos, que têm atuado em defesa dos interesses do Estado de Alagoas, como ocorreu com o lançamento do programa Brasil Mais Seguro”, afirmou.

A ministra Izabella Teixeira afirmou que os argumentos do Governo de Alagoas são coerentes e que o relatório aponta ajustes que devem ser feitos pelo grupo empresarial para posterior liberação do empreendimento. “O Ibama  segue o licenciamento e o compromisso do governador de que os empreendedores estarão entregando os estudos na próxima semana. Os estudos são necessários para que os entendimentos técnicos permaneçam. O governador sempre vem a Brasília para discutir os interesses do Estado. E temos uma agenda mais ampla em relação à conservação da biodiversidade e os interesses do turismo sustentável daquele estado”,  lembrou.

Satisfeito com o compromisso do governo federal com o desenvolvimento de Alagoas, o governador disse que a ministra assegurou que há as melhores intenções em fazer uma avaliação qualitativa, considerando o melhor para o Estado.

Para o senador Benedito de Lira, a ministra deixou claro que o parecer emitido pelo Ibama não é conclusivo. “Foi o melhor encontro que tivemos. Vimos que as portas estão abertas e que todos os envolvidos na questão estão dispostos a negociar e a encontrar a melhor solução, o melhor caminho”, disse.

Nos próximos 45 dias, segundo o governador, serão mantidos contatos permanentes entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal, para que seja feita uma construção conjunta. Nesse período, o Grupo Sinergy segue fazendo os ajustes necessários.

O senador Renan Calheiros destacou os resultados da reunião. “Ficou decidido um encaminhamento que atende aos interesses. A ministra e o Ibama vão chamar o processo. Pegar as informações e reavaliar a questão, que não está fechada. E, provavelmente, na sequência, nós vamos ter uma decisão final desse problema todo  que movimenta o Estado e que cria uma enorme expectativa porque Alagoas tem, sim, o direito de receber investimentos, para melhorar as condições de vida do seu povo, gerar renda, gerar emprego.”

O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, que também participou da reunião, afirmou que o parecer técnico do Ibama mostra que é possível discutir os pontos que foram levantados. “Isso é o que irá se fazer juntamente com o Estado e o Ministério discutir os pontos que foram negados para tentar achar uma solução, onde possa de certa forma trazer o estaleiro para Coruripe”, destacou o prefeito.

Deixe o seu comentário