25/07/2012 15h10

Seagri implanta horta medicinal em escola de comunidade quilombola

Alunos e professores participaram de palestra e do plantio das mudas

Estudantes e professores de uma escola na zona rural de Arapiraca aprendem a cultivar uma horta medicinal no jardim da instituição de ensino

Ascom/Seagri

Alunos e professores de uma escola na zona rural de Arapiraca aprenderam a cultivar uma horta medicinal no jardim da instituição de ensino. Com orientação de técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Agreste, eles praticam na escola um hábito que já possuem em casa, que é o cultivo de ervas para o tratamento de doenças de menor complexidade.
A escola Manoel João da Silva, na comunidade quilombola Carrasco, em Arapiraca, recebeu a nutricionista Vanessa Montes e o assistente social Everton Vasconcelos, da Seagri, e a estudante de agronomia da Universidade Federal de Alagoas, Leiliane, que ministraram uma palestra sobre a importância do resgate da cultura local, o que inclui o cultivo de ervas de conhecimento popular.
De acordo com a nutricionista, cerca de 60 alunos que participaram da atividade também responderam a um questionário. “A intenção era saber quais tipos de ervas seus pais e avós já cultivam no quintal de casa. Também pedimos a eles que levassem algumas mudas para a escola”, explicou Vanessa Montes. Em seguida, houve o plantio dessas e de outras mudas, obtidas numa parceria com a Sementeira da Prefeitura de Arapiraca, por meio do Projeto Amanhã.
Após o plantio, os professores também abordaram em sala de aula a aplicação prática de cada planta como alternativa de tratamento para doenças simples, bem como a importância dos cuidados que as hortas necessitam para sua permanência. As atividades tiveram Apoio dos professores José Geraldo, Cledjane Rocha, Euridice Amorim e da diretora Márcia Lúcia. Quando as plantas puderem ser colhidas, serão utilizadas pelas merendeiras da escola no preparo de chás para os próprios alunos e professores.

Deixe o seu comentário