17/07/2012 9h46

Iteral entregará 2.300 títulos de terra nas regiões sertaneja e fumageira

Técnicos irão refazer visitas técnicas para confirmação dos atuais proprietários das terra

Técnicos do Iteral fazem novo recadastramento dos títulos de posse das terras

Clara Cavalcante/Assessoria

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) entregará, nos próximos dois meses, dois mil e trezentos (2.300) títulos de terras aos pequenos agricultores das Regiões Sertanejos e Fumageira do Estado, a qual abrange os municípios de Santana do Ipanema, Maravilha, Ouro Branco, São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Mata Grande, Canapí, Inhapí, Pariconha, Água Branca e Olho D’Água do Casado (Sertaneja) e Craíbas, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Feira Grande e Taquarana (Fumageira). O cronograma de visitas técnicas teve início nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 06 de setembro.

Segundo o Chefe de Núcleo do Iteral de Arapiraca, José Washington Peroba, a entrega dos títulos de terras é a ultima etapa de um trabalho que se inicia bem antes, com visitas técnicas aos imóveis rurais. O objetivo das visitas é fazer uma vistoria para a confirmação da área demarcada e do morador da propriedade ocupada.

“O processo de vistoria é rápido. Em cerca de 20 minutos é finalizado, pois houve uma vistoria no período discriminatório e agora só precisamos averiguar se a terra continua em posse do mesmo proprietário”, esclareceu o Chefe de Núcleo de Arapiraca.

Durante esses dois meses sete equipes compostas por dois técnicos cada estão encarregadas de fazer a vistoria de sete mil cento e quarenta e uma (7.141) propriedades no Estado.

Fazem parte das equipes da Região Fumageira os técnicos José Washington Peroba da Silva, Cláudio Vieira Chaves, Gilmar Salustiano Santos, Cláudio Barbosa Guimarães Silva, Cícero Soares da Silva, José Elísio Tomé dos Santos, Francisco de Assis Bezerra e Angelo Giuseppe Dias Lima. Já da Região do Sertão, as equipes são compostas pelos técnicos Jair Aparecido da Cunha, José Urias Filho, Hugo Cajé Torres, José Jomar de Andrade, José Antelmo Alves e Cleverton Marinho Barros.

Para que a tarefa seja cumprida com mais eficácia, além de ter o total comprometimento dos técnicos envolvidos, o Iteral firmou parcerias com as Secretarias Municipais de Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações Comunitárias.

TAGS:

Deixe o seu comentário