06/07/2012 8h40

Fluxo de passageiros e ocupação hoteleira crescem em mês de baixa temporada

Eventos ajudam a reduzir a sazonalidade turística em Alagoas

Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registra aumento no fluxo de turistas

Mesmo no mês de baixa temporada turística, malha aérea deficiente, economia em retração, destinos internacionais mais baratos com a temporada de esqui que acontece nesses mercados e o aumento de novos leitos no estado, Alagoas registrou um aumento no número de fluxo de turistas e ocupação hoteleira no mês de junho.  O motivo dessa grande conquista, segundo, Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, se deve ao expressivo número de eventos realizados em Alagoas durante esse período. “Até o mês passado recebemos nove eventos só no Centro de Convenções e já estão agendados mais 18 até dezembro”, afirma.

De acordo com dados da Infraero fornecidos à Secretaria de Estado do Turismo, o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares chegou a 130 mil em junho, já no mesmo período do ano anterior passaram 104 mil, representando um crescimento de 20%. “Um crescimento acima da média nacional, que é de 2,5%”, garantiu Adilson Pereira, superintendente do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Já no acumulado, de janeiro a junho de 2012, o número de passageiros também cresceu chegando a mais de 800 mil passageiros, enquanto que 2011 registrou 788.865.

A ocupação hoteleira também apresentou um bom desempenho nesse mês. Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas registraram uma média de 57,63% entre os hotéis associados. Já no ano anterior, o mês de junho apresentou 52, 19%.

Para Glênio Cedrim, presidente da ABIH-AL, os eventos são realmente a saída para a redução da sazonalidade. E garante que os eventos da primeira quinzena de junho movimentaram a hotelaria. “Nos meses de abril a junho e de agosto e setembro, os eventos não permitem que o setor sinta os efeitos da baixa temporada, por isso, é muito importante que a sociedade civil organizada, entidades e empresas promovam eventos nesse período”, garante.

“A nossa ocupação média em junho de 2012 foi a melhor já registrada nos últimos cinco anos, com um crescimento de 24%. Nossa diária média também registrou uma elevação de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior”, conta Alfredo Rebelo, diretor geral do Maceió Atlantics Suítes.

Outros hotéis também vibraram com o aumento da taxa. O Maceió Mar Hotel cresceu 17,50%, segundo Adriana Vasconcelos, diretora comercial. “Mesmo junho sendo para nós de baixa temporada, foi um mês muito bom, fechamos com uma ocupação de 80,08% comparada com 66,08 de 2011. Isso foi fruto de um trabalho feito com bastante antecedência de captação de eventos, lançamento de tarifário e  divulgação de nossa festa junina, explica. E ressalta, ainda, que com a ampliação, cresceu também a equipe e hoje tem quatro representantes comerciais nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Já o Hotel Ponta Verde fechou junho desse ano com 70% de ocupação, no ano passado a ocupação fechou em 69%. “A leitura que fazemos dessa taxa é que mesmo com as características do cenário de mercado foi um bom mês, mas torço para que melhore e que fechemos numa média 75% a 80% nos próximos períodos considerados de baixa estação”, disse Maurinho Vasconcelos, diretor comercial.

Eventos

Os eventos sediados no Centro Cultural e de Exposições estão crescendo e contribuindo para a diminuição da sazonalidade em Alagoas. O trabalho da Setur-AL e do Maceió Convention, que trabalha na captação de eventos, está refletindo na ocupação hoteleira do estado. “Diversos hoteleiros estão satisfeitos com a taxa de ocupação e afirmaram que esse fato se deve ao crescente número de eventos na baixa e alta temporada”, explica Novis.

O segmento de turismo de negócios e eventos é a aposta do Governo de Alagoas para o desenvolvimento do setor. “Esse público é formador de opinião, tem poder aquisitivo alto e impacta direta e indiretamente na economia, gastando por dia aproximadamente 283 reais por dia. Por isso, buscamos esse tipo de turismo cada vez mais na tentativa de manter a boa ocupação que temos em Maceió, Maragogi e em outros destinos do estado”, esclarece a secretária.

A expectativa para o mês de julho, considerado o mês das férias nos principais mercados emissores, é grande. Para a ABIH-AL, a média estimada da ocupação hoteleira nesse período é de 73,66%, com muitos hotéis apresentando taxa entre 80% e 90%.

 

 

Deixe o seu comentário