15/05/2012 11h28

Prefeitura entrega moradias na Vila dos Pescadores

Moradores da Favela de Jaraguá serão transferidos para a Vila dos Pescadores, no bairro do Trapiche da Barra

Vila dos Pescadores no bairro do Trapiche da Barra
A partir da próxima segunda-feira, a Prefeitura de Maceió começará a transferir os moradores da Favela de Jaraguá para a Vila dos Pescadores, conjunto construído à beira-mar, no Trapiche da Barra. O remanejamento, que transcorrerá durante toda a semana, proporcionará às famílias o direito de morar em um conjunto residencial com 450 moradias do tipo verticalizadas, sendo 75 blocos, comportando seis apartamentos em cada um deles.

Nesta segunda-feira (14), os órgãos envolvidos na operação reuniram-se no auditório da Prefeitura, em Jaraguá, para definir os detalhes do plano de remanejamento. No final do encontro foi aprovado o calendário de remanejamento: segunda-feira, dia 21, das 12h às 17h, será feita a remoção de 35 famílias; na terça, das 8h às 17h, será a vez de 108 famílias serem transferidas para a Vila dos Pescadores; na quarta, 11; na quinta, 88; e na sexta, a remoção será concluída com a transferência de 29 famílias.

Na reunião, também foram decididas as atribuições de cada órgão envolvido nesse processo, como SMCCU, que será responsável pela a demolição dos barracos, ajuda na mudança dos pertences dos moradores nos caminhões e fiscalização da área após a demolição, para evitar novas invasões. Também vão estar envolvidos na ação a SMTT, as secretarias de Segurança Comunitparia Semsc, Semas, Conselho Tutelar, Slum, Samu, Centro de Zoonoses, Corpo de Bombeiros, PM, Defesa Civil, Polícia Federal e Porto de Maceió. O processo é comandado pela Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS).

Na Vila dos Pescadores, as famílias vão contar com toda a infraestrutura necessária: instalação hidráulica e elétrica, áreas pavimentada e de lazer. “Agora, finalmente, tudo está definido. É o final de um processo que se consolida depois de muitas lutas e tenho certeza de que as famílias vão ficar muito felizes ocupando suas novas moradias”, afirmou o secretário de Habitação, Nilton Nascimento.

Deixe o seu comentário