27/04/2012 12h12

Codevasf implanta passagens molhadas em Olivença

250 famílias beneficiadas serão beneficiadas nos povoados Boa Vista dos Dionísios e Vilinhas

Passagens molhadas na zona rural do Sertão

Assessoria/Codevasf

Cerca de duzentas e cinquenta famílias dos povoados Boa Vista dos Dionísios e Vilinhas na zona rural do município de Olivença, sertão de Alagoas, serão beneficiadas com a implantação pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) de passagens molhadas em cada uma das comunidades. As passagens molhadas serão construídas sobre córregos intermitentes que, durante o período chuvoso, impedem o transporte rural de pessoas e da produção agrícola, limitando o desenvolvimento social e econômica dos povoados.

Os recursos para implantação das passagens molhadas estão na ordem de cerca de R$ 445 mil e foram obtidos a partir de emenda parlamentar do deputado Joaquim Beltrão ao Orçamento Geral da União e de destaque orçamentário junto ao Ministério da Integração Nacional. A implantação dessa infraestrutura surgiu a partir de solicitação da Prefeitura Municipal de Olivença à Codevasf.

Segundo o engenheiro civil da Codevasf Nilson Brasil, responsável pela obra, durante o período chuvoso, que na região vai de abril a agosto, as comunidades ficam praticamente isoladas. “Com as chuvas, as águas do córrego que cortam o povoado aumentam de volume e a população de Boa Vista dos Dionísios não pode atravessar com carro de boi para pegar água num açude do outro lado. Muitos pais das duas comunidades também reclamam que neste período de chuva, os filhos perdem aula, pois não conseguem atravessar sem sair molhados”, explicou o técnico da Codevasf.

Com isso, a Codevasf determinou à Gerência regional de Infraestrutura da companhia que realizassem estudos para encontrar a melhor solução que permitisse melhorar o transporte rural nessas estradas vicinais durante o período chuvoso. Um estudo apontou a passagem molhada como melhor solução e indicou a melhor estrutura a ser edificada.

As obras para implantação da das passagens molhadas começaram no início de abril e serão executadas pela empresa Olisan Construções, vencedora da licitação para implantação das passagens molhadas. A previsão é que estejam concluídas em até seis meses, permitindo que no período chuvoso de 2013 o transporte rural seja regularizado.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira, a implantação das passagens molhadas fortalecerá a economia local e facilitará a comunicação via transporte rural entre os povoados, a sede do município de Olivença e outras localidades. “Essa é uma região com vocação para a agricultura. As dificuldades de transporte que ocorrem no período chuvoso estão prejudicando o escoamento da produção agrícola e a vida das famílias desses povoados. A solução apresentada pela Codevasf melhorará o transporte rural e levará desenvolvimento à Olivença”, ressaltou.

Deixe o seu comentário