21/03/2012 10h10

Iteral e Fetag discutem metas para Crédito Fundiário 2012

Alcance do programa é de mais de 91,6 mil famílias no Brasil. No Nordeste, 49.138 famílias foram beneficiadas pel programa

 

 
Representantes dos trabalhadores e do governo discutem sobre crédito fundiário
Clara Cavalcante/Assessoria
Diretor e técnicos do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas- Iteral estão reunidos, nessa terça-feira (20) e quarta-feira (21), das 9h às 17h, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas-Fetag, com representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Agricultura Familiar e Reforma Agrária- Cedafra, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- Pronaf, da Secretaria Reordenamento Agrário-SRA, da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário-Seagri, além dos agentes financeiros, do Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil, com o objetivo de discutir as metas do Plano Operacional Anual- POA do PNCF para 2012.
O consultor do PNCF-SRA/AL, Genaudo Lucas, iniciou sua apresentação com um balanço nacional geral do programa, demostrando o quadro da área média utilizada por hectares, com a comparação dos dados da Agricultura Familiar (Censo Agropecuário) e PNCF nos estados do Brasil.
Em nível de Brasil, no decorrer dos anos é crescente o número de adesão ao PNCF do público jovem, em 2002, a adesão foi 0,3% e dez anos depois este número cresceu para 33%. “O programa está sofrendo alteração para encontrar uma maneira para agregar os descendentes dos titulares do crédito fundiário sem maiores problemas,” disse Genaudo Lucas.
O Diretor técnico de programas do Iteral e Coordenador da UTE/PNCF de Alagoas, Severino de Melo Araujo agradeceu a presença de todos os parceiros presentes e destacou a importância da elaboração do Plano Operacional Anual. E em seguida fez a explanação do balanço geral do POA Estadual. Depois, apresentou o desempenho físico da UTE-AL, através a preparação de propostas, contratação e investimentos para as linhas de ação a Consolidação da Agricultura Familiar- CAF e Combate à Pobreza Rural- CPR, além de propostas em tramitação SAC/UTE e agentes financeiros, apresentou também, ações de regularização e renegociação das dividas ao acesso ao Pronaf A.
Segundo o operador do PNCF em Alagoas, Ivanildo Alves, o alcance do programa é de mais de 91,6 mil famílias no Brasil. No Nordeste 49.138 famílias foram beneficiadas pelo programa de 2002 a 2012. Em Alagoas existem 2.163 mil famílias contratadas ao programa. Mas existe também, um grande número de beneficiários inadimplentes.
De acordo com os relatórios enviados ao Iteral pelas instituições financeiras, é grande o número de inadimplência dos beneficiários, um exemplo disso, está na da Zona da Mata, no município de Joaquim Gomes, existem 56 unidades com dívidas nos bancos, que engloba 143 famílias, na outra ponta do Estado, na Região Semiárida, de Pão de Açúcar, também existem 37 unidades produtivas inadimplentes de 259 famílias.
No segundo horário, a reunião seguiu com a apresentação de experiência dos beneficiários do crédito fundiário do Estado. Este primeiro dia de reunião finalizou-se com um debate geral sobre a execução do programa.
Estão previstas para discussão desta quarta-feira (20), a construção do POA, as definições de proposições, as metas e estratégias para a execução do PNCF de 2012. Todas as propostas que ficarem deliberadas pelo grupo serão levadas ao conhecimento conselho da Cedafra.

Deixe o seu comentário