28/02/2012 14h33

Estado de Alagoas se destaca na Região Nordeste na concessão de crédito para consumo

Agentes financeiros observam as oportunidades e a pujância do mercado alagoano

Varejo alagoano continua registrando bom índice de vendas

Gabriela Lapa/Secom

Dados do Banco Central (Bacen) revelam que, nos últimos quatro anos, o Estado de Alagoas vem sendo visto com bons olhos pelos agentes financiadores. O aumento da concessão de crédito a pessoas físicas e jurídicas, somado à redução da taxa de inadimplência das empresas, tem contribuído com a consolidação de uma imagem positiva do Estado diante das instituições financeiras.

De acordo com o Bacen, e por meio de dados trabalhados pelos técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), entre dezembro de 2007 e novembro de 2011, a concessão de crédito aumentou 193%. A taxa é maior do que a média registrada tanto para o Nordeste (166%) quanto no Brasil (131%).

“Isso pode ser visto como um reflexo do aumento do poder de compra dos alagoanos, que têm feito mais uso do crédito para concretizar seus desejos de consumo, movimentando a economia local”, avaliou o diretor de pesquisas da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Lucas Sorgato.

No mesmo período, a taxa de inadimplência dos empréstimos contraídos no Estado caiu de 5,67% para 5,34%, ficando abaixo da média do Nordeste, que foi de 5,52%. O balanço também foi positivo para as empresas, que registraram apenas 1,84% de inadimplência, contra 2,14% de média regional.

“Esses dados significam que o empresariado alagoano tem honrado seus compromissos com os bancos e as demais instituições financeiras, transmitindo confiança e demonstrando todo o potencial do Estado para receber mais crédito, impulsionando a economia”, destacou o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O nível de confiança dos investidores em Alagoas pode ser comprovado pelo crescente número de estabelecimentos comerciais que foram inaugurados ou ampliados nos últimos meses. São 25 centros comerciais ou de distribuição já instalados ou em vias de concretização, confirmando a dinâmica da economia do Estado nos últimos anos.

Deixe o seu comentário