01/06/2024 9h24

Banco do Nordeste amplia operações de investimento rural em Alagoas

De janeiro a abril, o crédito destinado a investimento atingiu 46% dos financiamentos rurais em Alagoas, ultrapassando o custeio agropecuário

O produtor Almir Moreira investiu o crédito rural na aquisição de um drone agrícola para aplicação de defensivos

 

Os financiamentos do Banco do Nordeste destinados a investimento no agronegócio alagoano somaram cerca de R$ 150 milhões, nos quatro primeiros meses do ano. O valor corresponde a 46% de todo o crédito rural da instituição contratado no período (R$ 322 milhões), recursos que são utilizados na melhoria da produção, por meio da compra de bens e serviços duráveis. O restante foi distribuído entre custeio agropecuário (42%) e preparo de produtos para exportação (12%).

De acordo com levantamento da instituição, no mesmo intervalo de tempo do ano passado, as operações de custeio (59%) superavam as de investimento (32%) no setor rural alagoano. No comparativo com 2024, o crédito de investimento ampliou sua participação em 14 pontos percentuais no total financiado para o agronegócio do estado.

Para o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, o dado é relevante por indicar o amadurecimento e desenvolvimento do setor. “O crédito para investimento é aquele que promove a ampliação da produção, a inovação e o investimento na sustentabilidade; é o que permite a aquisição de novos equipamentos, veículos agrícolas, recuperação de pastagens, irrigação, entre tantas outras possibilidades”, esclarece.

O gestor pontua ainda que o apoio do banco ao setor rural abrange desde o microempreendedor do campo e o agricultor familiar, passando por mini e pequenos produtores, até os grandes negócios rurais e a agroindústria. Sidinei enfatiza o Programa de Microfinanças Rural – Agroamigo, responsável pelo atendimento, por meio do microcrédito, a microempreendedores rurais, contribuindo para a inclusão financeira e bancarização desse público; também o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e as demais linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) voltadas ao meio rural.

Investimento rural contribui para inovação no campo

Na cidade de Igreja Nova (AL), o produtor Emanuel Almir Moreira é exemplo de como o investimento rural pode contribuir para a inovação no campo. Com 27 anos de idade, ele conta que aprendeu com o pai o trabalho no cultivo de arroz e milho.

Recentemente, para incrementar a produção e aplicar de maneira mais eficaz a pulverização na lavoura, o agricultor fez um financiamento no Banco do Nordeste para aquisição de um drone agrícola, por meio do Cartão BNB Agro, um crédito rotativo, pré-aprovado, que permite a compra de produtos ou serviços necessários à atividade econômica com recursos do FNE, o que agiliza o processo de crédito.

O equipamento é utilizado para aplicação de defensivos agrícolas de maneira precisa, o que reduz desperdício e minimiza impactos ao meio ambiente. Almir relata que estava difícil encontrar mão de obra para trabalhar na plantação e que a introdução dessa nova tecnologia tem ajudado a atividade. “O crédito do Banco do Nordeste tem ajudado bastante os pequenos produtores. Antes, tudo era feito de forma manual; agora com o drone facilita a pulverização de defensivos”, comenta.

O produtor também ressalta as vantagens no crédito do BNB e na utilização do Cartão BNB Agro, que considera com juros acessíveis, além de oferecer uma boa margem de limite para financiamentos. Com o sucesso do negócio, Almir já expressa a necessidade de aquisição de mais um drone, entre outros equipamentos, e garante que vai contar mais uma vez com o apoio da instituição.

TAGS:

Deixe o seu comentário