25/03/2023 8h23

Financiamentos do BNB para cultivo de grãos crescem 264% em Alagoas

Alta reflete incremento da produção de milho no estado e aumento das contratações para esta cultura

Cultivo do milho se expande no Estado de Alagoas

 

 

O Banco do Nordeste contratou, ano passado, cerca de R$ 71 milhões para a produção de grãos em Alagoas. O valor representa crescimento de 264% em relação aos financiamentos realizados em 2021 para a mesma atividade. Do total, 93% foi destinado à cultura do milho, refletindo o aumento de sua produção no Estado.

Segundo o Boletim da Safra de Grãos, publicação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o sexto levantamento da safra 2022/2023 aponta um aumento na produção alagoana de milho de 58% para a safra atual, em relação à anterior, com estimativa de 84 mil toneladas colhidas. Entre os estados do Nordeste, a produção alagoana foi a que obteve maior percentual de incremento para esse grão.

Ainda de acordo com a publicação, a produtividade do milho nas terras alagoanas também alcançou destaque na comparação entre as safras 21/22 e 22/23, passando de 1.320 kg/hectare para 2.088 kg/hectare.

O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, destaca que o Banco tem acompanhado esse movimento de alta no plantio dos grãos no estado, em especial, do milho. “Principalmente no semiárido alagoano estamos observando um aumento da demanda por financiamentos para o cultivo do milho, e o Banco tem apoiado com seus diversos produtos voltados ao setor rural, a exemplo das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Microfinanças Rural (Agroamigo)”, disse.

Em relação às localidades que mais obtiveram financiamentos para a cultura do milho com o BNB, ano passado, Major Izidoro, Batalha, Craíbas, Igací e Jaramataia estão entre as cinco primeiras. As cidades de Craíbas e Batalha contrataram, respectivamente, 15 vezes e cinco vezes a mais, na comparação com 2021, para investimento no plantio desse grão.

Deixe o seu comentário