20/08/2022 15h30

Expo Bacia Leiteria lança edição 2022 em solenidade em Batalha

O lançamento da Moeda Social “Caatinga é dinheiro” integrou a solenidade de apresentação do evento

Produtores rurais e empresários participaram do lançamento da Expo Bacia

 

Nesta sexta-feira, 19, foi realizado o lançamento da programação da 39º Expo Bacia Leiteira em Batalha, que acontecerá entre os dias 14 a 17 de setembro, no Parque Mair Amaral, em Batalha/AL.
Durante o evento, a comissão organizadora apresentou as novidades deste ano,  confirmando a realização de palestras, cursos e encontros setoriais. A edição também vai oferecer ao público  os pavilhões da agricultora familiar e da tecnologia da produção leiteira. O parque também  receberá julgamentos e o  torneio da agricultura familiar valer do R$40mil. No setor comerciais, o shopping de animais e o polo financeiro pra aquisição de animais.
Esta será a 2ª edição da Expo Bacia após a pandemia, reacendendo  a importância econômica do setor e colocando em funcionamento um espaço técnico que serve de vitrine para os rebanhos
O prefeito de Batalha, Wagney Dantas,  destacou que a Expo Bacia já está no calendário dos alagoanos há 40 anos. “Temos  o prazer de trazer o melhor do ramo leiteiro para os nossos conterrâneos. Além disso estamos trabalhando para deixar tudo pronto para o encontro das famílias da região durante a festa”, concluiu.
O lançamento  da Moeda Social “Caatinga é dinheiro” integrou a solenidade de apresentação do evento. O sistema bancário comunitário será testado na exposição. Joaquim Melo, fundador do banco Palmas, do Ceará, explicou sobre o funcionamento em
em parceria com os agentes do Fundo de Permanência na Terra (FUNPET). “O sistema bancário comunitário, com uma moeda própria, tem ajudado a melhorar a vida de comunidades extremamente pobres através do empreendedorismo. Isso será aplicado na região do sertão com o suporte da agricultura “, acrescentou Melo.
A A 39º Expo Bacia Leiteira é uma realização da Prefeitura de Batalha, Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Federação da Agricultura No Estado de Alagoas (FAEAL), com apoio da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e parceria do Sindicato Rural da Bacia Leiteira (Sindileite)  e Governo de Alagoas. O evento de lançamento  recebeu autoridades e produtores de leite dos municípios da bacia leiteira.
O presidente do Sindicato Rural da Bacia Leiteira (Sindileite), André Ramalho ressaltou que a exposições é a oportunidade de mostrar o que a agropecuária produziu durante o ano.
“Mesmo com inverno com muita chuva e verão com calor ardente estaremos aqui todo o ano, nem sempre conseguimos os melhores resultados por causa dos fatores já citados, mas sempre daremos o nosso melhor”, declarou o presidente.
Segundo o secretário de agricultura de Batalha, Matias Amorim, “a gente espera que seja melhor que a do ano passado, o parque já está quase pronto para receber o pessoal e os animais. Esse momento também é muito importante porque já começa empregar e movimentar a economia da região”, declarou Matias.

TAGS:

Deixe o seu comentário