10/10/2021 9h39

38ª Expo Bacia Leitera supera as expectativas com a participação de 450 animais

Novidade na edição de 2021 foi a abertura do 1º Shopping de Animais A Força do Leite

Expo Bacia Leiteira

 

A 38ª Expo Bacia Leiteira superou as expectativas do setor em seu retorno ao Parque Mair Amaral, em Batalha, no sertão do Estado. O evento que segue se encerrou no sábado, ontem,   contabilizou  a participação de  450 animais  que participaram da exposição em argola,  julgamentos e torneio leiteiro, representando crescimento no rebanho de 50% em relação a edição de 2019.

Consolidada como a grande festa do leite de Alagoas, a Exposição  é vitrine para os mais de 15 mil produtores registrados  no estado. A produção local, conforme informações do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite/AL), gira entorno de  800 mil litros por dia. O evento também é a maior prateleira dos animais da agricultura familiar, categoria que representa 70% da produção.
“Alagoas é o quinto estado no Brasil em produtividade na pecuária de leiteira. As vacas conseguem em média produzir cerca de 40 litros por dia. Isso é fruto de investimentos em genética, democratização técnica e incentivo público a exemplo desta Exposição, por exemplo”, destacou o presidente do Sindleite, André Ramalho.

Após ser suspensa em 2020 devido a pandemia,  o evento retornou adaptado aos protocolos sanitários em prevenção a covid-19. A programação também retornou recheada de atrações técnicas e comerciais com dez palestras, feira de negócios e tecnologias com a participação de 33 empresas, além do 1º Shopping de Animais A Força do Leite.

Coordenador da comissão organizadora, o deputado estadual Paulo Dantas enfatizou que a Exposição fortalece o setor.
“A produção de leite é marca registrada de Alagoas. E o evento gera ainda mais riquezas para o setor produtivo. Aproxima produtores às empresas, agregando a toda cadeia. O sentimento é de união e demonstração de força. É visível a organização de excelência e todos muito animados com esse parque repleto de atrações e animais. Fico feliz pela participação maciça, do pequeno ao grande produtor celebrando a força que vem do leite e do interior”, descreveu o deputado Paulo Dantas.

TAGS:

Deixe o seu comentário