11/02/2021 10h56

Viçosa começa a diversificar a produção na zona rural com a boa colheita de tomate

Resultado de alto nível alcançou a produtividade média do Nordeste com 450 caixas a cada mil pés por safra

Produção agrícola de tomate em Viçosa começa a animar os agricultores familiares

Com quase 430 gramas, os tomates produzido por agricultores familiares de Viçosa/AL valem por dois.  A produção de alto nível, que  há três anos vem sendo testada,  alcançou o produtividade  dos grandes fornecedores do Nordeste, conseguindo colher em uma safra de 70 dias cerca de  450 caixas a cada mil pés. No total, o faturamento da última lavoura bateu os  R$ 65 mil.

A produção, que é  tocada pelo engenheiro agrônomo Humberto Cavalcante,  foi desenvolvida  através do modelo de plantio rasteiro,  com o uso de semente de melhoramento genético, a Igor 5040, com mudas sendo desenvolvidas em Arapiraca. O segredo da lavoura bem-sucedida, segundo o produtor, agrega um conjunto de fatores entre um bom solo, clima e nutrição.

“A lavoura passou por uma competição de variedades e o sistema de cultura priorizou a irrigação por gotejamento e a  adubação fracionada. Isso funciona porque  quanto mais parcelar a nutrição, a resposta desse cultivar é bem melhor.  A amplitude térmica, o solo sem impedimento e o manejo de pragas e doenças também contribuem diretamente para o potencial desse tomate”,  ressaltou Humberto.

De acordo com a engenheira agrônoma que prestou consultoria no processo de produção , Cassia Araújo,  cada  pé de tomate fornece cerca de 90 unidades a cada safra. “Essa variedade faz um camaleão muito alto, com acamamento bom e que não encosta no solo, deixando o fruto limpo. No final, temos um produto bem aceito, que aguenta  caixa, onde vai dá de excelente durabilidade para que o comerciante não tenha prejuízo”,  informou Cassia.

Com a produção firme e a vocação da região para a cultura, o produtor vai solicitar apoio técnico da prefeitura de Viçosa para abertura de uma central de produção e formação de banco de  dados da atividade. “A gente quer ir além e passar a incrementar o trabalho da agricultura familiar local. Essa é uma cultura provada, que está pronta para ser multiplicada”, anuncia o produtor rural Humberto.

Deixe o seu comentário