01/03/2020 14h00

Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) quer triplicar de tamanho, com 600 pecuaristas e 300 mil animais de SP, MT, TO e GO

As inscrições estão abertas até agosto pelo site www.minervafoods.com/pec

Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saude Animal no Brasil

O Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), iniciativa da Phibro Saúde Animal, Minerva Foods e, a partir deste ano, Biogénesis-Bagó, quer triplicar de tamanho em 2020, atraindo 600 pecuaristas de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e São Paulo, para produzir, hoje, o boi do amanhã. O objetivo é abater 300 mil bovinos no âmbito do programa.

O PEC tem como objetivo contribuir para que a pecuária brasileira alcance um novo patamar de eficiência por meio da disseminação de boas práticas, integração dos vários elos da cadeia produtiva e apoio aos pecuaristas para produzir mais e melhor. Para isso, avalia os critérios de constância de oferta; menor idade animal; excelente acabamento de gordura; carcaça uniforme; bom peso ao abate; padronização do lote; e pH adequado da carne.

A decisão de estender o programa para outros municípios deve-se aos ótimos resultados obtidos com a primeira edição realizada em Araguaína e Palmeiras de Goiás, que superou expectativas com mais de 200 produtores participantes e quase 100 mil animais avaliados.

Em 2020, participarão do PEC os pecuaristas parceiros da Minerva Foods que abatem nas unidades de Araguaína (TO), Palmeiras de Goiás (GO), José Bonifácio (SP) e Mirassol D´Oeste (MT).  As inscrições estão abertas até agosto. Os interessados podem se inscrever pelo site do programa (www.minervafoods.com/pec).

“Com o sucesso da primeira edição, nossa expectativa é que o Programa de Eficiência de Carcaça cresça e possa levar mais conhecimento a um maior número de pecuaristas. Coletamos muitas informações, que nos mostram o atual estágio da pecuária. Continuaremos trabalhando na disseminação de boas práticas, sempre com a integração dos vários elos da cadeia produtiva – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa. Nosso objetivo é reconhecer o trabalho daqueles que procuram por máxima eficiência na produção de carne e dar-lhes visibilidade para que sirvam de exemplo para aqueles que estão na busca desse objetivo”, assinala Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal no Brasil.

O diretor de compra de gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, comenta que essa “é uma forma de compartilharmos conhecimento técnico com nossos parceiros, bem como novas tecnologias. Com o mercado cada vez mais exigente e com um perfil de consumidor que vem mudando com o decorrer dos anos, é preciso aprimorar a criação a cada dia e o pecuarista tem papel fundamental nessa entrega de qualidade. Mas nós, da indústria, também temos a missão de instruir o que tem que ser produzido e remunerar de forma adequada. É com esse intuito que criamos o PEC. Com base nos aprendizados e diagnóstico da primeira edição, vamos eliminando os gaps identificados a cada ano”.

“A Biogénesis Bagó Saúde Animal entra como parceira do PEC por acreditar que a sanidade e o bem-estar animal são pilares importantes na busca por um produto final bem-acabado e padronizado. Todos os nossos profissionais veterinários e zootecnistas estarão a campo auxiliando os pecuaristas a produzirem cada vez mais e melhor para termos um Brasil pecuário cada vez maior e melhor”, ressalta Marcelo Bulman, diretor presidente da Biogénesis Bagó Brasil.

TAGS:

Deixe o seu comentário