03/11/2019 11h11

Expoagro 2019 faz pista de julgamento de alto nível

Neste ano, segundo a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), os julgamentos contam com cerca de 1.100 animais

Provas mostram a força, a rapidez e o adestramento dos cavalos

Os julgamentos da Expoagro/AL  é um dos mais concorridos do Nordeste em 2019. É unânime entre criadores e organização a qualidade técnica do rebanho e avaliações de animais  da raças nelore, gir leiteiro e girolando, além dos equinos mangalarga e campolina. Neste ano, segundo a Associação dos Criadores  de Alagoas (ACA), os julgamentos contam com cerca de 1.100 animais.

Na pista do bovino Nelore, o juiz de pista Euclides Pereira,   jurado oficial  da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), destacou o crescimento da exposição e o avanço genético apresentado de um ano para o outro.

“Costumo falar que o melhoramento genético é muito rápido. O que se passa numa pista nem nós jurados estamos preparados. O melhoramento genético está fazendo com que as raças evoluam demais, tanto as raças leiteiras, com as raças de corte e o trabalho sério dos criadores, de todas as centrais. Tenho maior orgulho de  chegar a uma exposição e perceber que ela está maior do que nos anos anteriores”, enfatizou.

A lista de qualidade animal apresentada na Expoagro também  conquistou excelência entre os bovinos girolando e gir leiteiro. As raças movimentaram   cerca de 200 animais com disputas de alto nível genético.  O criador Thiago Tourão, do Rio Grande do Norte, participou com 13 animais e sagrou-se campeão na categoria touro gir leiteiro.

“O nível esteve altíssimo. Animais muito qualificados, bem trabalhados, o que torna a competição entre o gado do Nordeste cada vez mais disputada. Nossos animais vieram diretamente de outra exposição, da Festa do Boi , em Parnamirim, e consegui  consagrar campeão e reservado campeão. É uma honra, além de ser um desafio”, definiu o criador.

Desempenho

A pista segue cheia para as raças mangalarga marchador e  campolina. As duas raças atraíram 250 animais para  a pista central do Parque da Pecuária.  Os juízes elegem campeões do marchador os melhores animais em morfologia e marchas picada e batida. Já o campolina, são levados em conta a correção morfológica e desempenho no circuito de obstáculos.

Neste ano, segundo o  criador Alexandre Gomes de Barros, o julgamento marchador conta com a participação de equinos em disputa nacional.  “Pelo alto nível da prova, atraindo somente os melhores da raça, nosso julgamento conseguiu trazer animais conceituados, em campanha nacional. Além disso, também mostramos  os criatórios dos alagoanos que é celeiro de genética”, acrescentou.

Os julgamentos das raças na Expoagro/AL continuam neste sábado, 2, a partir das 9h. Os animais campeões de cada categoria entram em pista para disputar o Grande Campeonato.

TAGS:

Deixe o seu comentário