01/05/2019 10h06

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta-feira

Expectativa da Adeal é que 100% do rebanho seja vacinado

 

Criadores devem preparar-se para fazer a vacinação do rebanho contra a febre aftosa

A primeira etapa do trabalho de vacinação contra a Febre Aftosa, em Alagoas, começa nesta quarta-feira (1º). Para manter a sanidade animal, criadores devem vacinar e declarar os bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias ainda nesta etapa, que segue até o dia 31 de maio. A expectativa da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) é que 100% do rebanho seja vacinado.

Para estimular os criadores de todo o Estado, o corpo técnico da Adeal promove, no dia 2 de maio, a vacinação assistida de um rebanho de bovinos contra a febre aftosa, que é uma maneira prática de iniciar a vacinação. A ação será acompanhada pela diretoria do órgão estadual e vai acontecer na Fazenda Mão Direita, localizada na zona rural de União dos Palmares. Na oportunidade, será oferecido um café da manhã para os criadores, a partir das 8h.

Este ano, a vacina contra a febre aftosa terá a dose reduzida de 5 ml para 2 ml, que ajudará a diminuir edemas e lesões no local da aplicação. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a Adeal, nos escritórios da Agência distribuídos pelo Estado. O criador que deixar de vacinar e declarar estará sujeito ao pagamento de multas e impedido de circular com os animais.

O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários, devidamente cadastrada na Adeal. O objetivo é aumentar abrangência da zona Livre de Febre Aftosa no Estado e em todo País, sem vacinação. A meta é que a partir do ano 2020 não precise mais vacinar e este é um compromisso com o produtor, que busca a valorização da carne, juntos aos mercados mais exigentes.

Para o presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, o Governo do Estado está trabalhando junto ao criador alagoano para que este ano a vacinação contra aftosa seja um grande sucesso.

“É importante que o produtor rural vacine seu rebanho e depois faça a declaração nos escritórios da Adeal. Todos têm que fazer a sua parte para que Alagoas possa avançar ainda mais na luta contra a aftosa”, ressaltou o presidente do órgão.

A Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

TAGS:

Deixe o seu comentário