12/05/2019 19h17

Clube de Bezerras aproxima crianças da pecuária leiteira e abre a porta do campo para os jovens

Ação envolve práticas desde a vaca na fase pré-parto até a criação de bezerras, incluindo técnicas como colostragem, cura de umbigo, pesagem, conforto e postura dos animais nos julgamentos

17 jovens de 8 a 15 anos, todos filhos de cooperados da Frísia, participam desde dezembro do ano passado de quatro módulos do Clube de Bezerras.

O terceiro módulo do Clube de Bezerras 2019 foi uma das principais atrações da ExpoFrísia, importante exposição de gado leiteiro, promovida pela Cooperativa Frísia e realizada em Carambeí (PR). A iniciativa, que já tem mais de quatro décadas, promove a aproximação das crianças com a pecuária leiteira. “O objetivo é duplo: manter os jovens no campo e contribuir para a sucessão familiar no interior do Paraná. Para isso, procura-se despertar a paixão das crianças pelos animais, desde cedo”, explica Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo, da Trouw Nutrition, empresa que apoia o Clube de Bezerras.

17 jovens de 8 a 15 anos, todos filhos de cooperados da Frísia, participam desde dezembro do ano passado de quatro módulos do Clube de Bezerras. A ação envolve práticas desde a vaca na fase pré-parto até a criação de bezerras, incluindo técnicas como colostragem, cura de umbigo, pesagem, conforto e postura dos animais nos julgamentos. De forma inédita, na edição 2019 o acompanhamento irá para além das pistas, com a posterior avaliação do desempenho das fêmeas até entrarem em fase reprodutiva.

“Todas as ações são monitoradas. Fazemos reuniões para preparar o conteúdo do treinamento das crianças de forma didática e que desperte o interesse delas. A parceria da Frísia com a Trouw Nutrition ocorre de forma que todos possam contribuir para levar não só conhecimento aos jovens, mas também amor pela pecuária leiteira. O acompanhamento das fêmeas até a fase reprodutiva será fundamental para a continuidade no ritmo de aprendizagem e cuidados com os animais”, explica a Dra. Sprayfo, da Trouw Nutrition.

Os módulos são realizados em fazendas de leite da região e estruturados para que as crianças aprendam na prática os manejos básicos com os animais. Elas recebem cartilha para preencher com dados sobre o desempenho das bezerras, anotando informações sobre quantidade de colostro consumida, ração, ganho de peso e saúde em geral. “Além da responsabilidade com os animais, os pequenos produtores precisam conciliar escola, atividades extracurriculares e afazeres domésticos, tornando o desafio ainda maior para a idade”, destaca a Dra. Sprayfo.

“Durante o processo, é possível perceber o quanto a rotina é levada a sério. Eles se empolgam em cada descoberta, pois sabem que estão se espelhando nos pais e adoram fazer parte disso. Meu trabalho é direcionar as crianças para o correto manejo e passar as informações técnicas da forma mais clara possível, para que elas apliquem no dia a dia e não esqueçam do que aprenderam. Esse é o motivo de a Trouw Nutrition apoiar a iniciativa já há 10 anos. Entendemos que o futuro da pecuária de leite está nas mãos dessas crianças. Estamos preparando elas para alimentarem o mundo”, informa a Dra. Sprayfo.

A ação é exclusiva da região de Carambeí, Castro e Arapoti. A partir dos 15 anos de idade, os jovens já não podem mais participar do projeto, mas como forma de continuar o trabalho e incentivar esses adolescentes a permanecerem na atividade foi criada a Copa dos Apresentadores, que valoriza o contínuo envolvimento dos adolescentes com a pecuária leiteira.

“Percebemos a importância de ampliar o conhecimento desses jovens que não têm mais idade para o Clube de Bezerras. Assim, eles continuam a aperfeiçoar as técnicas que aprenderam quando crianças e se tornam profissionais mais capacitados para a pecuária leiteira, além – claro – de manter-se nas fazendas e ajudar os seus pais. Estender a tradição só fortalece o objetivo do projeto e cria uma base sólida para a sucessão da atividade na região”, pontua Lucas Mesquita, zootecnista responsável pelo programa na Cooperativa Frísia.

TAGS:

Deixe o seu comentário