13/09/2017 10h00

Nelore CEIP apresenta animais do leilão em Dia de Campo

Criadores conseguem aumento de produtividade dos animais por hectare

Leilão atrai a atenção de criadores de todo o Estado

O recinto de leilão da Fazenda Mato Grosso II, no município de Porto Calvo, recebeu mais uma edição do Dia de Campo Nelore CEIP, no último sábado (09). Criadores de toda Alagoas estiveram presentes para a palestra sobre Precocidade Sexual da raça nelore e aproveitaram para conhecer o rebanho que será ofertado no 2º Leilão Nelore CEIP, que ocorre no dia 7 de outubro.

Os promotores Ronaldo Cunha, Thiago Tenório, Victor Gonçalves e Elmano Machado trouxeram técnicos da CIA de Melhoramento para apresentar os resultados na precocidade sexual obtidos através de melhoramento genético nas suas propriedades. ”Procuramos aumentar a produtividade, crescendo verticalmente por hectare. A ideia sempre foi produzir mais numa mesma área. Tivemos aumento de produtividade, nosso boi é terminado mais cedo e novilhas entrando em reprodução mais cedo também”, explica o criador Victor Gonçalves.

Segundo dados da CIA de Melhoramento, há 20 anos, quando foram iniciados os programas de melhoramento, apenas 10% do rebanho conseguia ser precoce sexualmente. Hoje o número chega a 50%, após os trabalhos de adequação. “Esse é um ganho sensacional. É um impacto muito forte para quem trabalha no setor. Não é só o tempo que se ganha, é a evolução na característica essencial que é a capacidade reprodutiva desses animais”, atenta o gerente Executivo da CIA de Melhoramento, Marcelo Almeida.

A CIA é uma associação de criadores e produtores, no Brasil Paraguai e Colômbia, que realiza avaliações genéticas com cerca de 60 mil animais, para extrair uma parcela dos que são superiores para receber o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), apenas os 20% melhores de toda uma safra avaliada.

“Nós só entendemos como genética aqueles superiores, que são submetidos há uma altíssima seleção e que são melhoradores. Nosso conceito é de que criamos um animal que se encaixe no sistema de produção das fazendas, com menos riscos e trazendo mais resultados ao produtor”, afirma o gerente da CIA de Melhoramento, Marcelo Almeida.

O 2º Leilão Nelore CEIP ofertará animais provados e melhoradores para o comprador. Serão 30 lotes de touros CEIP genotipados, 120 novilhas prontas para a reprodução e 300 bezerros de corte de criadores convidados. O remate ocorre no dia 7 de outubro, no recinto de leilões da Fazenda Mato Grosso II, a partir das 10h.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário