03/05/2017 11h07

Quitação de dívidas já beneficia 135 lotes irrigados em projetos alagoanos da Codevasf

Livres dos débitos, agricultores têm mais disposição para continuar a investir no plantio de lavouras

Agricultores vão poder investir outra vez no plantio e colher boa safra

Em Alagoas, já são 135 lotes agrícolas em projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) cujos irrigantes estão livres das dívidas com tarifa d’água (K1) e titularidade.
A partir de agora, a 5ª Superintendência Regional da Companhia, sediada no município ribeirinho de Penedo, promete intensificar os trabalhos de orientação aos agricultores para aumentar a adesão à campanha de liquidação de débitos, de modo a que o maior número possível de beneficiários possa fazer jus aos descontos de até 85% conforme estabelecido em portaria do Governo Federal.
Na avaliação do chefe do Setor de Cobranças da Codevasf em Alagoas, George Souza, a adesão, cujo prazo final é novembro deste ano, tem sido boa. Nos projetos alagoanos, os descontos concedidos para quitação das dívidas têm chegado a 85%. Mas os agricultores dos projetos Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio, devem ficar atentos ao prazo para não perderem a oportunidade, alerta Souza.
“No primeiro mês tivemos uma procura excelente e batemos a meta de atendimento. Já no mês seguinte, em abril, a procura ficou abaixo do esperado. Assim, estamos pedindo aos agricultores que compareçam à Codevasf para fazer o cálculo que define o valor para pagamento do débito integral, com o desconto. Eles devem vir com antecedência e não deixar para o final do ano, pois algumas pessoas podem acabar ficando sem atendimento por falta de tempo hábil”, advertiu.
De acordo com o técnico, um trabalho de orientação aos agricultores sobre os benefícios de aderir ao processo de liquidação de débitos já foi realizado no projeto de irrigação Boacica, e outra reunião de orientação ocorre nesta quinta (27) no projeto Itiúba.
“Nas reuniões, levamos orientações aos agricultores, explicamos o que é a lei e quem pode aderir à liquidação de débitos. Com isso, esperamos que os agricultores tenham maior conhecimento sobre a campanha e procurem a Codevasf para liquidação das dívidas”, afirmou George Souza.
De acordo com dados do Setor de Cobranças da Codevasf em Alagoas, o passivo em dívidas a ser negociado era de cerca de R$ 4 milhões no início da campanha, no mês de março. Até o momento, já foram regularizados aproximadamente R$ 870 mil em dívidas.
A maioria dos débitos quitados corresponde a 132 lotes do projeto Boacica. No projeto Itiúba, somente três lotes tiveram suas dívidas liquidadas. A adesão pode ser feita até o dia 29 de novembro, e quem perder o prazo poderá sofrer sanções previstas na Lei Nacional de Irrigação.
Como quitar
Para pagar com desconto os débitos da tarifa K1 e com titularidade de lotes nos projetos de irrigação da Codevasf em Alagoas, o agricultor deve comparecer ao Setor de Cobranças da Codevasf na sede da Companhia, em Penedo, e preencher o formulário “Pedido de Liquidação” munido dos seguintes documentos: identidade (original e cópia) do titular do lote ou do seu representante legal; CPF (original e cópia) do titular do lote ou do seu representante legal; comprovante de endereço; cópia da Escritura Pública de Compra e Venda ou de documento válido que comprove a titularidade do lote.
No caso de representante legal, o agricultor deve levar original ou cópia autenticada da Procuração Pública registrada em cartório. Em caso de titulares falecidos, o agricultor deve apresentar documento emitido em cartório, nomeando o representante legal do espólio (inventariante); e, finalmente, deve levar informações quanto à existência ou inexistência de ação judicial que envolva o titular do lote e a Codevasf.
Para mais informações e orientações sobre como aderir à liquidação de dívidas com titulação de lote e tarifa de água (K1), os agricultores irrigantes de Alagoas devem entrar em contato com o Setor de Cobranças da Codevasf em Penedo pelo telefone (82) 3551-9453.

TAGS:

Deixe o seu comentário