13/02/2017 13h56

Fornecedores de cana perdem mais de 50% da socaria em Alagoas

Seca amplia no Estado e abrange região do Baixo São Francisco

Seca se alastra pelo Estado e provoca perdas para o produtor rural

Os Diretores da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana) visitaram na última quarta-feira, 8, a região canavieira de Penedo, Marituba, e Igreja Nova, uns dos locais mais afetados pela seca no estado.

Durante visita, técnicos avaliaram perda de quase 100% da produção. “Quem está mais sofrendo com essa situação é o pequeno fornecedor de cana que não tem sistema de irrigação. Hoje podemos ver perda de 50% da socaria”, avaliou o presidente da Asplana, Edgar Filho.

O diretor técnico da associação, Antônio Rosário, aponta  que as regiões centro sul e sul de Alagoas foram as mais castigadas pela alta estiagem no estado.

“Essas são regiões de baixa precipitação, onde a média de 1400 milímetros foi reduzida a 800 milímetros. Os produtores perderam suas safras e socarias, e para recuperar é o mínimo de dois anos, ou seja, só a safra 2018/2019”, aponta Rosário.

A Asplana tem buscado soluções para amenizar a situação dos fornecedores. De acordo com Edgar Filho na próxima semana, diretores estarão em Brasília para buscar apoio dos senadores para a liberação da subvenção dos fornecedores de cana.

“Essa subvenção é uma forma de equalizar a produção do nordeste com a região sul e amenizar os efeitos da seca. Ela já foi aprovada no Congresso Nacional, mas o dinheiro não chegou na mão do produtor. A diante da situação que vivemos, ele precisa ser liberado com urgência”, revelou Edgar Filho.

TAGS:

Deixe o seu comentário