16/01/2017 9h53

Sindaçúcar-Alagoas fecha parceria com IMA para regulamentar irrigação em canaviais

Sindaçúcar-AL também irá realizar a doação de um veículo ao Instituto para que possa fazer o acompanhamento dos projetos com as unidades industriais

Presidente do Sindaçúcar, Pedro Robério, e presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, assinam termo de cooperação em favor do meio ambiente

 O Sindaçúcar-AL assinou o convênio com o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) do Termo de Referência, que vai orientar os pedidos de emissão de licenças de projetos de irrigação de canaviais. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (13).

O termo vai ajudar as empresas parceiras a cumprir a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que trata da regulamentação de uso da água para irrigação. O convênio vinha sendo conversado entre as usinas de Alagoas e o IMA.

“Esse é o segundo convênio que fazemos com a nova gestão do IMA. Primeiro foi o acordo para refazimento das matas ciliares. Agora, esse é um acordo de cooperação que visa tornar esses projetos de irrigação dentro dos padrões de sustentabilidade”, explica o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

Segundo o presidente do Sindaçúcar-AL, o Estado de Alagoas ainda não estava regulamentado de acordo com as observações e resoluções do CONAMA. “Em três anos, estaremos com os projetos de irrigação em Alagoas regularizados de acordo com o que pede a legislação”, atenta Nogueira.

O presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, esteve presente na solenidade e afirmou que a regularização estava pendente há dez anos. “A solução que encontramos foi através de um convênio e futuramente os vamos fazendo os ajustamentos de condutas para as licenças. É um ganho importante para o meio ambiente e também para usinas que estão aqui para negociar”, acredita o presidente do IMA.

O Sindaçúcar-AL também irá realizar a doação de um veículo ao Instituto para que possa fazer o acompanhamento dos projetos com as unidades industriais.

TAGS:

Deixe o seu comentário