12/09/2016 10h18

Agricultura gera renda e transforma a vida de famílias alagoanas

Cooperal, que reúne cerca de 500 produtores da região, acaba de conseguir crédito de meio milhão de reais

Produtores de frutas são beneficiados com mais crédito para investir na produção

Agência Alagoas

Arar, plantar, regar e colher. Essa é a rotina de Maria José Alves há 40 anos. Natural de Arapiraca, no Agreste alagoano, a agricultora preside, atualmente, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), que reúne cerca de 500 produtores da região e acaba de conseguir um crédito de quase R$ 500 mil reais para incrementar a produção.

 O recurso para desenvolver a produção da Cooperal faz parte dos mais de R$ 2 milhões que foram liberados pelo Governo do Estado por meio da Desenvolve. O dinheiro vai beneficiar pequenos produtores ligados às cooperativas de produção, através da linha Coopmais, além de microempreendedores das grotas de Maceió.

 Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, o cooperativismo é um dos grandes caminhos para Alagoas ir além. “O cooperativismo vincula solidariedade e união, e o trabalho desenvolvido pelo Governo tem garantido o sucesso e o apoio real às cooperativas e microempreendedores”, afirmou Lima.

A Sedetur, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial, identifica as potencialidades das regiões e fortalece as atividades produtivas, transformando pequenos produtores em microempreendedores do campo, por meio de cursos, capacitações e seminários, além do auxílio direto de gestores.

O Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) diversifica a estrutura produtiva do Estado, por meio do fomento à criação de novas empresas, gera emprego e renda e melhora as condições de vida dos municípios alagoanos. Só este ano, Alagoas já conta com 10 mil empreendedores assistidos em 69 municípios.

A Cooperal integra três Arranjos Produtivos Locais (APL), sendo eles a Horticultura, Mandioca e Fruticultura no Agreste, e produz hortaliças, raízes e tubérculos. Há quatro anos fazendo parte do Programa, Maria José dos Alves viu sua vida e sua produção mudar com a chegada do APL.

“O APL é uma ferramenta fantástica para que o produtor rural consiga mais apoio, mais incentivo e mais mercado. Através do Programa, fiz cursos, me capacitei e incrementei a minha produção”, afirmou Maria José.

TAGS:

Deixe o seu comentário