21/07/2016 11h05

CPLA e Sebrae realizarão Dia de Campo em Palmeira dos Índios

Encontro vai cadastrar novos produtores no programa de transferência de embriões e Balde Cheio

Pequeno produtor de leite alagoano recebe cada vez mais informações sobre a pecuária

Renovando seu compromisso em levar alternativas produtivas ao agricultor familiar, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) em parceria com o SEBRAE/AL, realiza, na próxima sexta-feira,22, um Dia de Campo para apresentar a metodologia Balde Cheio e o projeto de transferência de embriões da In Vitro. O encontro será no auditório do DNOCS, em Palmeira do Índios, às 9h.

A nova sistemática dos programas para o segundo semestre será detalhado aos produtores interessados em ingressar no programa na próxima temporada. Associados da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Alto Sertão foram convocados para comparecer ao encontro.

“Estamos tratando de dois projetos de sucesso, que dão um baita reforço para a produção local, levando aprimoramento genético e revitalização no pasto leiteiro. São oportunidades imperdíveis para que o produtor melhore cada vez mais sua renda, tenha mais produtividade com baixo custo”, enfatizou olíder da CPLA, Aldemar Monteiro.

Toda equipe da cooperativa estará às disposição durante do Dia de Campo para esclarecimento de dúvidas. Na oportunidade, será realizado cadastros de novos produtores, tanto para o recebimento de embriões quanto para o acompanhamento da metodologia Balde Cheio. Os produtores de leite precisam levar seus documentos pessoais, comprovantes de residência  e DAP, com suas respectivas cópias.

Balde Cheio

Sobre metodologia Balde Cheio, o supervisor técnico do Sebrae/AL, Ronaldo de Morais, confirma que os produtores de leite da CPLA tem alcançando a meta de implantar gestão  baseada em números: “normalmente o produtor rural não tem a filosofia de avaliar o desempenho de sua produção pelos números e o programa intensifica justamente a sustentabilidade da atividade leiteira por meio de acompanhamento técnico, buscando  traduzir os resultados financeiros estipulados por suas metas”,  disse.

O acompanhamento da equipe vai além do manejo do rebanho: “são instituídas metas para saber quanto se quer ganhar, produzir, alçar custo e avaliação da área para produzir alimentação. São implantadas  planilhas que ensinam aos produtores a fazerem as anotações e, mensalmente, vão discutindo o acompanhamento desse números para  tomada de  decisões de acordo com o desempenho”, completou Ronaldo.

A CPLA é parceira do Sebrae/AL no desenvolvimento do Balde Cheio em Alagoas. O Programa possui mecanismo de subsídios em 60% do Sebrae PEC e há mais de 6 anos tem contribuído diretamente pra transformação e inclusão produtiva do pequenos produto no mercado de forma competitiva.

TAGS:

Deixe o seu comentário