02/03/2016 11h31

Comissão de grãos realizada rodada de negócios para estimular a produção de milho e soja em Alagoas

Encontro ocorreu na seda da Faeal e envolveu técnicos do Governo e produtores rurais

 

Produção de soja está sendo estimulado pelo Estado

Nesta segunda-feira (7), a Comissão de Grãos coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e responsável pelo Programa de Incentivo à Produção de Grãos, realiza uma rodada de negócios entre produtores com áreas disponíveis e empresários dispostos a arrendar terras para o plantio de milho e soja em Alagoas. O encontro acontece a partir das 14h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), no bairro de Jaraguá, em Maceió.

De acordo com o secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos, muitos empresários, inclusive de outros estados, já procuraram a Comissão de Grãos para manifestar interesse em investir nessas duas culturas em Alagoas, mas ainda procuram áreas ociosas, como as terras de usinas que não estão em funcionamento, para plantar.

“Vamos aproximar os produtores que dispõem dessas terras e esses empresários para firmar parcerias que beneficiem as duas partes e tragam resultados positivos também para o Estado”, explicou Vasconcelos.

Segundo o secretário, na última segunda-feira (29), duas cooperativas, a Copervales e a Pindorama, passaram a integrar a Comissão de Grãos, trazendo novidades.

“A Copervales disse dispor de uma área de 2 mil hectares para produzir milho e soja e deverá participar dessa rodada de negócios para fechar com algum parceiro. Os sócios da Copevales, juntos, estão oferecendo mais 12 mil hectares para esse fim. Já a Pindorama solicitou a instalação de unidades de pesquisa e unidades demonstrativas do Programa de Grãos em suas terras”, disse.

O coordenador da Comissão de Grãos e superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, lembrou que uma das principais metas do programa em 2016 é aumentar as áreas plantadas e o volume de milho e soja produzidos em Alagoas.

“Em 2015, conseguimos garantir o plantio de 30 mil hectares de milho e mais de 400 hectares de soja. A produção de milho passou de 24 mil toneladas para mais de 60 mil toneladas e a soja, que chegou a 800 toneladas, foi exportada para a Europa. Este ano, queremos duplicar essas áreas e alcançar números ainda mais significativos quanto à produção”, afirmou Cavalcante.

A Comissão de Grãos foi criada em janeiro de 2015 e hoje é formada por 25 entidades, entre elas, a Universidade Federal de Alagoas, Embrapa, Emater-AL, Faeal, empresas de insumos, implementos e equipamentos agrícolas e instituições financeiras.

 

Deixe o seu comentário