13/11/2015 7h44

Produção familiar de leite no semiárido alagoano recebe investimentos da Codevasf

37 famílias estão sendo beneficiadas com recursos da ordem de R$ 125 mil

Pequenos produtores estão sendo beneficiados novas matrizes

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) continua atuando para estruturação da cadeia produtiva do leite em Alagoas. Para isso, investe recursos do Governo Federal para impulsionar essa atividade econômica na zona rural do município de Major Izidoro, no semiárido alagoano. Com recursos de cerca de R$ 125 mil, trinta e sete famílias de agricultores familiares que produzem leite no povoado Capelinha terão melhores condições de dar continuidade à atividade leiteira com a produção de forrageira para alimentação do rebanho bovino como estratégia de convivência com o semiárido.

Essas famílias integram a Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Povoado Capelinha, que foram beneficiadas pela Codevasf com o repasse de uma patrulha mecanizada composta por um trator agrícola de 75 cavalos, uma grade aradora com 14 discos, uma carreta agrícola e uma máquina picadeira ensiladeira.

Segundo o presidente da associação, o agricultor Hélio Costa, a produção leiteira é uma das principais fontes de renda das famílias do município de Major Izidoro. “O pequeno produtor de Major Izidoro possui uma esposa e quatro filhos que se sustentam da produção do leite. Nós chamamos nossa pequena fazendinha de empresa, pois emprega nossa família e mais alguns para nos ajudar. É a produção leiteira que sustenta o município de Major Izidoro”, frisou.

O presidente da associação comemorou o apoio que os agricultores familiares produtores de leite receberam da Codevasf e já pretende apresentar outras demandas para o fortalecimento da atividade na região.

“Nosso sonho está se tornando realidade. Como a patrulha mecanizada está equipada com grade aradora, com plantadora de milho e colhedora, vai ajudar muito no nosso plantio de palma, no plantio e na colheita do milho para nos ensilarmos. Nosso rebanho depende muito da palma e do silo. Uma máquina dessa na associação vai adiantar o nosso trabalho e diminuir nossas despesas. O apoio da Codevasf foi muito bom e vamos buscar mais”, comemorou o agricultor Hélio Costa.

O agricultor e produtor familiar de leite Jonas Araújo, de 62 anos, é um dos associados beneficiados com a estruturação dos trabalhos da Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Povoado Capelinha. Desde criança, convive com a produção leiteira e hoje tem ao lado dois filhos que trabalham com ele na atividade.

“Desde que me entendo por gente, vivo na atividade leiteira. Não estudei. Aprendi apenas a ler e escrever. Meu sustento vem da atividade leiteira e da agricultura. Nessa atividade, levantamos às 4 horas da manhã.

Deixe o seu comentário