26/10/2015 9h50

Ministério planeja lançar programas de fomento ao produtor rural em Alagoas

Notícia foi dado pelo assessor da ministra da Agricultura Kátia Abreu durante a Expoagro

Secretário Álvaro Vasconcelos, Domício Silva e o representante do Ministério da Agricultura

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) planeja realizar até o final deste ano, em Alagoas, o lançamento nacional de dois programas federais de fomento à produção e assistência ao produtor rural. A notícia foi dada pelo assessor da ministra Kátia Abreu, o alagoano Ricardo Santa Rita, neste domingo (25), durante a cerimônia de abertura oficial da 65ª Expoagro, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira, em Maceió.

“A ministra recebeu o governador Renan Filho em julho deste ano e, de lá para cá, em um trabalho em conjunto do Ministério da Integração, do Mapa e da Secretaria de Agricultura do Estado, estão sendo preparados dois grandes projetos. O primeiro de Desenvolvimento Socioeconômico”, disse. De acordo com Santa Rita, esse primeiro projeto deverá beneficiar 80 mil produtores rurais em todo o Brasil, sendo quatro mil em Alagoas.

“Esse projeto pretende impulsionar o produtor na sanidade animal – e Alagoas tem trabalhado isso bem, porque somos hoje zona livre da febre aftosa -, dar assistência técnica e extensão rural para capacitar esse produtor tanto no começo, que é a produção pecuária ou agrícola, até a comercialização; e fazer com que o setor do agronegócio seja visto como um setor da economia, trabalhando junto à Conab em Alagoas toda essa política de preço com a venda direta, nesse balcão de fomento”, explicou o assessor do Mapa.

O segundo projeto a ser lançado nacionalmente em Alagoas se refere à otimização e aproveitamento inteligente de solos cultivados. “A ministra está finalizando o projeto de Inteligência Territorial junto à Embrapa de Campinas. A ideia é fazer com que todo solo de Alagoas seja usado de forma inteligente para que a gente possa aumentar a média de produtividade por hectare em Alagoas. É um projeto piloto, onde Alagoas será o primeiro território a trabalhar em todo o Brasil.  Esse é o grande plano de desenvolvimento econômico para o Estado, que é usar o setor rural para progredirmos econômica e socialmente”, afirmou Santa Rita.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, destacou a atenção dada a Alagoas pela ministra Kátia Abreu e o empenho do governador Renan Filho no sentido de fixar o homem no campo e incrementar a produção agropecuária do Estado. “O governador Renan Filho mantém contato constante com a ministra, buscando alternativas para o setor agropecuário de Alagoas. O governador mantém a diretriz da diversificação agrícola e, com o apoio do Mapa, vamos alavancar o Estado em meio à atual crise econômica, chegando ao fim dessa crise mais fortes do que quando entramos”, disse Vasconcelos.

”Eu creio que até o final do ano, e o secretário Álvaro Vasconcelos está nos ajudando nisso, a gente vai trazer a ministra fazer em Alagoas o lançamento nacional desse grande plano de fomento agropecuário territorial que vai começar. Vamos continuar de mãos dadas para lutar pelo desenvolvimento de Alagoas, seja no campo, seja nas cidades”, disse Ricardo Santa Rita.

 

Sede da Embrapa

Ainda na cerimônia de abertura da 65ª edição da Expoagro, o assessor do Mapa, Ricardo Santa Rita falou sobre a possibilidade de instalação de uma sede da Embrapa em Alagoas. Atualmente, a Unidade de Pesquisa e Extensão (UPE) da empresa no Estado, instalada no espaço do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros, com sede em Sergipe.

Segundo Santa Rita, o Ministério debate dois eixos de pesquisa que podem vir a ser executados por uma futura sede da Embrapa em Alagoas. “Existe a intenção da ministra Kátia Abreu de instalar em Alagoas a Embrapa Aromas e Sabores, realizando estudos no sentido de levar toda a produção do campo, toda a produção pesqueira de Alagoas à mesa da rede de hotéis e restaurantes, fortalecendo o polo hoteleiro e gastronômico que Alagoas representa. E também temos a perspectiva da Embrapa Agroenergética, para trabalhar com a cana de açúcar e impulsionar essa pesquisa que já acontece no Ceca, em Rio Largo, fomentando os pesquisadores que estão na Ufal, trabalhando”, explicou o assessor do Mapa.

“Isso traria para o único Estado do Brasil que ainda não tem a Embrapa, uma realidade que o Brasil inteiro já vive. A Embrapa é a principal empresa brasileira, que vende para o mundo todo pesquisa e inovação. A ministra Kátia Abreu não vai esquecer nunca de fazer isso por Alagoas, por é um compromisso pessoal dela com a nossa sociedade”, lembrou Santa Rita.

O secretário Álvaro Vasconcelos alertou para a importância da instalação da sede da Embrapa em solo alagoano. “Esse é um sonho de longa data do produtor rural deste Estado. A vinda da Embrapa é parte decisiva no plano de desenvolvimento traçado pelo governador Renan Filho para o setor agropecuário de Alagoas, pois dá o suporte técnico que precisamos para alavancar a produtividade e a qualidade do que é produzido aqui. Estou certo de que teremos em breve a honra de inaugurar essa sede no Estado”, disse.

TAGS:

Deixe o seu comentário