13/10/2015 12h38

Desenvolve libera R$ 75 mil para produtores melhorarem o rebanho bovino

Valor foi liberado pelo Governo do Estado, através da Agência, pela linha Microcrédito Desenvolve/BNDES

Novas matrizes de vacas leiteiras vão ampliar a produção leiteira

Agência Alagoas

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) liberou, esta manhã, crédito de R$ 75 mil para agricultores e produtores familiares do município de Estrela de Alagoas, no Sertão do Estado. O recurso será destinado à compra de animais e investimento nas pequenas lavouras que ajudam na subsistência de centenas de famílias do município.

O valor foi liberado pelo Governo do Estado, através da Agência, pela linha Microcrédito Desenvolve/BNDES e vai beneficiar, nesta primeira liberação, 14 dos 146 cooperados da Cooperativa Agropecuária de Estrela de Alagoas (Coopagreal). O objetivo, segundo o gerente de Crédito da Desenvolve, Thiago Pires, é realizar a análise de outros projetos ligados à entidade cooperativista para efetivar novas liberações.

Thiago acrescentou que o recurso é essencial para o desenvolvimento do município que conta com pouco mais de 17 mil habitantes e que sobrevive, essencialmente, da agricultura familiar. “Nosso papel é o de desburocratizar e facilitar o acesso ao crédito para essas pessoas. Essa ação é decisiva para o fortalecimento da região e de outros negócios no seu entorno”, destacou ele, frisando que microempreendedores (comerciantes e prestadores de serviços) também serão beneficiados pelo crédito.

De acordo com Auneir Balbino, presidente da cooperativa, o apoio da Desenvolve aos agricultores e produtores representa o fôlego necessário para continuar vivendo com dignidade em meio às dificuldades que a população em geral tem enfrentado ultimamente. “Esse valor significa muito para todos nós que fazemos a cooperativa. Ela é o nosso esteio, é o que nos une entorno do objetivo de viver decentemente, através dos nossos esforços que, agora, serão ainda maiores para fazer valer esse apoio do Governo do Estado”, destacou Balbino.

O presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, acredita que recursos como esse vão ajudar a construir de forma sólida a agricultura do Estado, pois aumenta a produção de alimentos e garante renda. “A maioria dessas pessoas, tão destemidas e batalhadoras, esperam, apenas, uma oportunidade para assegurar sua sobrevivência e de sua família. E a Desenvolve e o Governo do Estado vem com esse papel de reafirmar seu compromisso com a agricultura familiar e com o bem-estar do povo do interior”, assinalou.

TAGS:

Deixe o seu comentário