02/07/2015 12h50

Desenvolve e Seapa fortalecem parcerias para impulsionar pesca no Estado

Agência de Fomento financiará projetos para a aquisição de novos produtos, como embarcações, motores e redes

Pescadores alagoanos serão beneficiados com parceria da Desenvolve e Seapa

Eliete Amâncio/Agência Alagoas

Fortalecer o segmento pesqueiro de Alagoas, dando as condições necessárias para a sua regularidade. Esse é o principal objetivo da parceria entre a Desenvolve Alagoas e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) que marcaram presença em um café da manhã, esta semana, promovido pela Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal).

Na oportunidade, o secretário Álvaro Vasconcelos e o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, sinalizaram para uma retomada de um dos setores econômicos mais importantes e tradicionais exercidos pelo povo alagoano. Por um lado, a Seapa anunciou a inclusão dos pescadores nas negociações com as instituições financeiras para regularização dos débitos. Por outro lado, a Agência de Fomento financiará projetos para a aquisição de novos produtos, como embarcações, motores e redes.

Na presença de dezenas de pescadores, assim como da presidente da Fepeal, Eliane Morais, do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln, e do superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Alagoas, Paulo Gondin, Fábio Leão destacou que disponibilizará crédito para ser investido e atuar como capital de giro. Além dos pescadores, o programa visa apoiar as organizações produtivas do setor, como cooperativas, federação e colônias de pescadores de todo o Estado.

O presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, externou sua preocupação em ir além da liberação de recursos. “Nossa missão, como fomentadores do desenvolvimento, é também passar as orientações técnicas necessárias para a sobrevivência do segmento, mas, acima de tudo, para cumprir as medidas de segurança ambiental e alimentar”, assinalou Pinaud que ainda acrescentou sua satisfação em apoiar uma atividade tão nobre e que contará com esforços extraordinários do governo para se reestruturar.

TAGS:

Deixe o seu comentário