19/05/2015 11h26

Primeira ação do Projeto Sertão Empreendedor, em Mar Vermelho, anima pequenos produtores rurais

Cerca de 80 produtores de Mar Vermelho e região que atuam nas cadeias de bovinocultura leiteira, apicultura, avicultura familiar e ovinocaprinocultura participaram, no último sábado, de um Dia de Campo

João Paulo Macena /Algo Mais Consultoria e Assessoria

 

Projeto Sertão Empreendedor promete intensificar a gestão, produtividade e a renda dos empreendedores

Cerca de 80 produtores de Mar Vermelho e região que atuam nas cadeias de bovinocultura leiteira, apicultura, avicultura familiar e ovinocaprinocultura participaram, no último sábado (16), de um Dia de Campo, realizado no Centro Integrado Hermanni Elson Almeida, no Sítio Barriguda, em Mar Vermelho. O evento marcou o início das ações do Projeto Sertão Empreendedor, promovido pelo Sebrae em Alagoas e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL).

Na oportunidade, foram apresentadas palestras temáticas que abordaram tecnologias de melhoramento genético dos bovinos e transferências de embriões; compostagem e recuperação de nascentes; e assistência técnica e gerencial em pecuária de leite.

De acordo com Marcos Fontes, gerente adjunto da Unidade de Agronegócios do Sebrae em Alagoas, essa é a primeira de diversas ações que serão promovidas em pelo menos 27 municípios do Sertão alagoano, e que devem beneficiar, de forma direta, até dezembro de 2018, mais de 250 produtores da região.

“O projeto vai promover a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais da região, através do estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido”, pontuou Marcos Fontes.

Juliana Almeida, prefeita de Mar Vermelho, destacou que o Projeto Sertão Empreendedor poderá alavancar a atividade da pecuária leiteira, um segmento com grande potencial de crescimento no município. “O pequeno produtor está muito satisfeito em poder participar do projeto. Imagine a felicidade deles em dizer que têm bezerros melhorados geneticamente no curral de casa. É isso que poderá acontecer através dessa ideia: distribuir uma tecnologia que só era acessível aos grandes produtores. Isso vai ajudar a melhorar a qualidade do rebanho do município e inserir todos nesse processo. Mar Vermelho é o primeiro município a receber o Sertão Empreendedor, então temos a obrigação de fazer dar certo para servir de exemplo para outras cidades alagoanas”, reforçou a prefeita.

Durante o Dia de Campo, foram distribuídos, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), mais de 24 mil peixes para a criação em açudes, dois mil pintos e mais de mil mudas para a recuperação de nascentes em Mar Vermelho.

Segundo Álvaro Vasconcelos, secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, o Dia de Campo foi muito relevante para a região, pois proporcionou, principalmente, troca de informações sobre tecnologias.

“As palestras trouxeram informações sobre o desenvolvimento e a genética da pecuária leiteira, algo que já é feito no estado através do Programa de Melhoramento Genético das raças leiteiras, através da fecundação in vitro. Tenho certeza de que, em Mar Vermelho, teremos um aumento na produção de leite. Cada Dia de Campo faz com que o produtor adquira mais conhecimento e tenha acesso a essas ferramentas, gerando mais emprego e renda”, afirmou Álvaro Vasconcelos.

O Dia de Campo foi promovido pelo Sebrae em Alagoas e o Senar/AL, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Prefeitura Municipal de Mar Vermelho, Secretarias de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Plantel Agropecuária.

Conhecimento

“Sensibilização sobre o início das atividades do Projeto Sertão Empreendedor – Assistência Técnica e Gerencial em Pecuária de leite”, por José Sidnei Bezerra; “Manutenção e higiene de tanques de resfriamento”, por Larisse Mendonça, zootecnista da Plantel Agropecuária; “Consultoria em Melhoramento Genético e Transferência de Embriões”, por Carlos Godoi, técnico da InVitro; e “Compostagem e Recuperação de Nascentes” , por Fernando Veras e Adolfo Barbosa, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), foram as palestras realizadas durante o Dia de Campo.

De acordo com Reginaldo Souza, produtor que cria gado de leite e carneiros, as palestras foram importantes para o desenvolvimento de suas atividades. “Essas aulas para os produtores do município são muito importantes, pois os anos vão passando e novas tecnologias vão surgindo, e a gente precisa saber mais sobre elas. Dando tudo certo, vamos melhorar a genética do nosso gado e, assim, produzir mais e crescer”, frisou o produtor.

Expectativas

Em Alagoas, o Projeto Sertão Empreendedor vai atuar com foco na qualificação profissional dos produtores rurais e seus colaboradores, com orientação técnica, além de difundir as tecnologias úteis para a convivência com o semiárido alagoano e, com isso, contribuir com a verticalização da produção, viabilizando os sistemas de produção.

Outros focos importantes são o fomento e o fortalecimento do associativismo e cooperativismo; implantação de ações regionalizadas para o semiárido local, com fortalecimento das cadeias produtivas priorizadas com foco no mercado privado, em especial, e no governamental; e preservação do Bioma Caatinga.

Entre as ações do Projeto Sertão Empreendedor estão dias de campo, missões técnicas, palestras, consultorias, cursos de manejo de rebanhos (Bovino/Caprino/Ovino), ordenha higiênica, cursos de apicultura e avicultura, cursos de implantação de barragens subterrâneas e clínicas tecnológicas.

Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), destacou que o Projeto Sertão Empreendedor é de grande importância para as atividades trabalhadas, sobretudo na utilização de tecnologias, como a de melhoramento genético.

“Atualmente, estamos passando por dificuldades no Brasil. E, quando promovemos uma iniciativa como essa, ajudamos a melhorar ou mudar esse quadro. O Sertão Empreendedor vai ajudar a fazer uma revolução junto aos pequenos produtores. Teremos uma diferença muito grande daqui a alguns anos. Ninguém imaginava que donos de pequenas propriedades rurais pudessem fazer transferências de embriões e, agora, teremos gado de genética especial”, afirmou o Álvaro Almeida.

Mais informações

O Projeto Sertão Empreendedor é promovido pelo Sebrae Nacional e Senar, e reúne um conjunto de ações sistêmicas e continuadas para contribuir com o desenvolvimento rural sustentável a partir da difusão e aplicação de tecnologias de convivência com as adversidades do semiárido, para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda dos empreendimentos rurais, com respeito ao meio ambiente.

As ações vão incentivar as tecnologias de captação e conservação hídrica (barragem subterrânea, poço amazonas com anéis de cimento, cisterna calçadão e barreiros de salvação); produção de forrageiras (palma forrageira em sistema adensado, gramíneas, leguminosas, fontes proteicas e energéticas) e conservação de forragens (fenação, ensilagem e amoniação).

Além disso, o projeto pretende difundir atividades com potencial econômico na região do semiárido, como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, a fabricação de produtos e alimentos a partir da palma forrageira, o turismo rural e a energia solar, entre outras.

TAGS:

Deixe o seu comentário