02/02/2015 8h55

Governo de Alagoas se prepara para administrar sistema em Nuvem

Técnicos do Itec recebem capacitação em Matrix, ferramenta para administrar as tecnologias presentes na criação da cloud (nuvem)

Capacitação de novos alunos para servir ao Estado

Isabelle Carvalho

A administração de sistema em nuvem é a nova meta que o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) pretende alcançar para o Governo de Alagoas neste ano. Os equipamentos e sistemas adequados para tal tarefa já foram adquiridos e agora os técnicos do Itec estão sendo treinados para dar início ao projeto.

“A Cloud (nuvem) permitirá ao Itec mensurar os custos de cada serviço de infraestrutura oferecido aos clientes além de menor desperdício no uso dos recursos computacionais e maior padronização. Neste primeiro momento a Cloud do Governo de Alagoas oferecerá IAAS (Infraestrutura como serviço), assim os clientes do Itec que estiverem inseridos no projeto terão um portal “self-service”, onde suas próprias equipes de TI alocarão recursos computacionais de forma simples e rápida”, afirma o gerente de Datacenter, Tiago Fonseca.

O treinamento ‘HP CloudSystem Matrix Administration’ permite aos alunos administrar a ferramenta Matrix da HP responsável por integrar as diversas tecnologias presentes no Datacenter (Storages, Servidores, Ativos de Rede, Virtualizadores, SAN, etc) visando a criação de uma cloud. A capacitação teve início na terça-feira (27) e será concluída na sexta-feira (30), com participação de técnicos do Itec e do Detran.

Além do Itec, Detran e Secretaria da Fazenda (Sefaz) também adquiriram este produto, abrindo a possibilidade de compartilhamento de recursos (computacionais) entre a Cloud do Governo e destes órgãos. A implementação da Cloud do Governo de Alagoas é o objetivo final dos produtos adquiridos com os investimentos feitos para expansão do Datacenter estadual, através de recursos do Proinveste.

Deixe o seu comentário