03/11/2014 11h34

Adeal lança segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014

A campanha será realizada no período de 1º a 30 de novembro

Presidente da Faeal, Álvaro Almeida, participa do lançamento da campanha da aftosa

Dorgival Junior

Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou na tarde de sexta-feira (31) a solenidade de lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014.

A campanha, que será realizada no período de 1º a 30 de novembro, será a primeira com Alagoas com o status sanitário internacional de zona livre da febre aftosa com vacinação.

A solenidade de lançamento, que contou com a presença do secretário adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Sampaio, e do presidente da Adeal, Ironaldo Monteiro, além do superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alay Correia, atraiu produtores rurais de várias regiões do Estado para o Parque da Pecuária, onde é realizada a 64ª Expoagro.

Na oportunidade,foi realizada a vacinação simbólica de animais, dando o pontapé inicial para mais uma etapa da campanha.

Vacinação

A partir deste sábado, 1º de novembro, todas as lojas credenciadas na Adeal estão autorizadas a vender a vacina contra aftosa até o dia 30 de novembro. O criador, após vacinar o animal, deve procurar qualquer escritório do órgão de defesa nos 102 municípios alagoanos para fazer a declaração da vacinação. Para fazer a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacinação, além dos documentos pessoais.

A Adeal tem como meta vacinar 100% do rebanho de bovídeos do Estado de Alagoas composto por mais de 1,2 milhão de animais. Na última etapa da campanha de vacinação, realizada em maio passada, a cobertura vacinal foi de 96,4%.

De acordo com o presidente da Adeal, em todos os municípios, os índices de cobertura foi superior ao mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 80% do rebanho.

“Temos que agradecer ao governador Teotonio Vilela Filho pelos avanços obtidos no setor agropecuário alagoano, em especial, pela conquista da certificação internacional da zona livre da febre aftosa com vacinação. É uma conquista que conta com a participação de muitos. O produtor fez e faz a parte dele vacinando os animais. A nossa meta é atingir os 100% de cobertura vacinal”, afirmou Monteiro.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, destacou o compromisso do produtor rural com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa.

“O criador sempre fez a parte dele neste processo. A parceria firmada entre o setor produtivo, governo estado e o Ministério da Agricultura foi benéfica e resultou na conquista do status sanitário de Alagoas como zona livre da febre aftosa com vacinação”, declarou.

De acordo com Álvaro Almeida a certificação internacional será responsável por inúmeras conquistas para o setor agropecuário alagoano.

O superintende do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alay Correia, também destacou a importância da campanha. “Hoje, temos a certificação que demonstra que a classe produtora está consciente e preocupada em manter o rebanho devidamente vacinado contra a aftosa. Temos a certeza do sucesso desta segunda etapa da campanha de vacinação”, frisou.

A solenidade de lançamento também foi acompanhada por criadores. “Agora, com a certificação de Alagoas como zona livre, temos que nos dedicar ainda mais. Temos que fazer a nossa parte. Caso contrário, podemos retroceder neste processo. A nossa responsabilidade aumento ainda mais”, declarou Ricardo Barros Correia, criador.

“A última etapa da campanha de vacinação mostrou que o produtor vem fazendo a parte dele neste processo com uma cobertura vacinal superior a 96%. Iniciamos agora uma nova etapa e temos a certeza que também será um grande sucesso”, afirmou o criador Álvaro Vasconcelos.

TAGS:

Deixe o seu comentário