10/10/2014 10h25

Mangalarga marchador vira destaque na Expoagro 2014

Serão aproximadamente 130 animais expostos, que além de haras alagoanos, vêm de estados como Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará

Cavalos Mangalarga Bizunga-Santiago

Dóceis, funcionais e exemplares de uma das raças que mais crescem no mundo, os cavalos da raça mangalarga marchador serão uma atração a mais na 64ª Expoagro. A exposição, organizada pela Associação Alagoana dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (AACCMM) acontecerá de 22 a 26 de outubro, no Parque da Pecuária.

Serão aproximadamente 130 animais expostos, que além de haras alagoanos, vêm de estados como Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará. O evento, destinado tanto para usuários, quanto para criadores e amantes dos cavalos mangalarga marchador, pretende fomentar e difundir ainda mais raça. Segundo Alfredo Sampaio, presidente da AACCMM, durante a Exposição os visitantes poderão conhecer de perto toda a beleza e funcionalidade dos animais da raça mangalarga.

“Trata-se da maior raça de cavalos da América Latina e uma das que mais crescem no mundo. Sua funcionalidade, tanto para trabalho, quanto para campo e passeio, além da beleza dos animais, justificam o interesse dos criadores e o crescimento da raça no mundo”, disse.

Durante a Exposição, os animais serão avaliados em três etapas: Marcha, que avaliará a qualidade e leveza dos animais em marcha; prova funcional, que julgará as funções que os animais da raça exercem para os diferentes usos; e prova estrutural, que avaliará a parte zootécnica dos animais, sua qualidade genética elegendo a partir desses três requisitos, o melhor animal exposto no evento.

Leilão Maceió Marchador

Promovido pelo Haras Formoso 2S e Bizunga Santiago Centro de Treinamento para Equinos, o 1º Leilão Maceió Marchador, será mais uma promoção que mostrará as qualidades da raça mangalarga para a pecuária.

Serão 40 lotes de matrizes, reprodutores, cavalos de sela e animais de pista que agitarão o tatersal do espaço de eventos Ulisses Cansanção, no próximo dia 23, abrindo oficialmente a 64ª edição da Expoagro Alagoas.

Shopping Raça

Outro evento que deixará a raça em evidência durante a Expoagro 2014 é o Shopping Raça / Mangalarga Marchador 2014. Serão 40 animais ofertados, com excelente nível de funcionalidade – uma das principais características da raça – e diferentes cores de pelagem. O Shopping acontecerá durante todos os dias da exposição, das 16 às 22 horas.

Para Alfredo Sampaio, esse será um momento de reconhecimento da importância da raça mangalarga marchador para a pecuária. Será também mais uma oportunidade para fomentar a raça em uma exposição com um elevado nível como a Expoagro.

TAGS:

Deixe o seu comentário