22/09/2014 13h17

Sesi lança Projeto Arte no Canteiro em Alagoas

Iniciativa beneficiará milhares de trabalhadores e empresas da construção civil alagoana

Projeto Arte no Canteiro
Com o objetivo de favorecer a educação e a conscientização dos trabalhadores da construção civil alagoana de uma forma inovadora, lúdica e descontraída, o Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) lançou, no dia 23 de setembro, o projeto Arte no Canteiro. A solenidade acontece às 9 horas, numa obra da Construtora Sauer localizada na Avenida em Projeto, sem número, no bairro da Forene, em Maceió.
Serão realizadas cem apresentações teatrais, em empresas filiadas ao Sinduscon/AL e Ademi/AL, cujo enredo irá abordar temas fundamentais para o bom andamento das obras, tais como: prevenção de acidentes no trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), combate ao desperdício de materiais e tempo, uso racional da água e luz, alcoolismo, limpeza do canteiro de obras, entre outros. Além disso, serão disponibilizados DVDs e cartilhas educativas sobre os temas nas indústrias.
A peça acontecerá no canteiro de obras sobre um palco diferenciado composto por uma estrutura metálica em formato de andaimes, com cinco tablados. No centro dessa grande estrutura, haverá um guindaste de construção, que transportará os atores suspensos por cabos de aço, em performances marcantes circulando todo o espaço cênico. A encenação acontecerá com total controle de qualidade, conteúdo, estética, sonora, segurança e design de luz. Além disso, os operários assistirão às apresentações sentados em tonéis e as peças terão uma linguagem musical para elucidar as orientações sobre o uso de equipamentos de segurança.
Com duração de 45 minutos, a apresentação conta ainda com equipamentos de trabalho que ganham vida e se tornam os personagens da história. A peça apresenta três personagens principais: a “Pedrita Brito”, a “Pá Tricia” e o “Carrinho”. Outros personagens também fazem parte da encenação, como as luvas, os capacetes, as botas, os óculos de proteção, os cintos de segurança, as furadeiras, as britadeiras, as pás, os caixotes e os tonéis.
“Esta será uma ação que terá grande resultados, pois, através da arte, irá divertir, sensibilizar, informar, educar e conscientizar os trabalhadores da indústria da construção civil no Estado”, destaca o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade.
O referido projeto já foi realizado nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, e Paraíba. A expectativa é que participem do projeto milhares de trabalhadores da construção civil alagoana. Os espetáculos acontecerão no início do turno de cada obra, podendo haver dois por dia (manhã e tarde) de segunda à sexta.
TAGS:

Deixe o seu comentário