24/09/2014 10h55

CPLA acompanha trabalho de produtores inseridos no Programa Balde Cheio

Produtores investem na melhoria do rebanho e na produção de silagem

CPLA estimula aumento da produção de pequenos agricultores

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) tem acompanhado de perto os trabalhos realizados pelos produtores e suas associações no que diz respeito a aplicabilidade das ações do Programa Balde Cheio em Alagoas.

Promovido pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e pela Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) o Balde Cheio é um programa cuja missão é capacitar associações e produtores sobre formas de gestão e manejo para melhor utilizar os recursos da sua propriedade, aumentando assim, a sua produção e lucratividade.

O papel da CPLA está em indicar e acompanhar os produtores na execução dos trabalhos. Segundo o engenheiro agrônomo Gustavo Ramos, diretor técnico da Cooperativa atualmente são 400 produtores alagoanos indicados pela entidade. “Eles têm conseguido através do Balde Cheio, melhor gerenciar sua propriedade, garantindo o aumento da produção de leite, com a qualidade exigida, gerando assim um ganho maior para que ele possa investir cada vez melhor em sua produção”, disse.

Entre as práticas ensinadas pelo Balde Cheio, está o piquete rotacionado, que é a divisão da área em piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastagem e descanso. Considerado um dos melhores métodos para aumentar a qualidade da alimentação do gado, o piquete rotacionado é uma prática que garante também o aumento da produção leiteira nas vacas da propriedade.

Além do piquete rotacionado, as técnicas de silagem e plantação de palma ajudam a fortalecer a produção gerando lucro de a manutenção do homem no campo.

Cooperativismo

Em Mar Vermelho, a formação de silagem do milho feita por um produtor da Associação Sítio Bahia e Regiões, em sua propriedade, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Município de Paulo Jacinto (Aprupajar) foi acompanhada pela CPLA.

Na ocasião, o trator usado para a colheita e picagem do milho, foi alugado pelas duas associações, garantindo a barganha no preço do custo hora da máquina usada na execução do trabalho.

Deste modo a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas promovem essa inter cooperação entre as associações e os municípios.

Aumento na produção

Com a aplicabilidade das ações ensinadas com o Balde Cheio, os produtores participantes aumentam de forma considerável sua produção leiteira. Segundo Gustavo Ramos, a produção de alguns agricultores familiares, de cidades como Mar Vermelho e Major Izidoro, aumentou para cerca de 100 litros de leite por dia.

Todos os produtores indicados pela CPLA integram também o Programa Social do Leite.  Ou seja, além da venda dos 19 litros/dia para o programa do Governo Federal, o restante da produção diária é vendido para laticínios particulares através da parceria com a entidade, gerando assim, o aumento da renda, o que deixa os pequenos agricultores familiares motivados a produzirem mais e melhor.

Através das ações da CPLA, os pequenos agricultores têm mudado sua produção para melhor, expandindo com qualidade a área produtiva de sua propriedade e vendendo o leite produzido para os laticínios e prefeituras. Através do associativismo e cooperativismo trazidos pela Cooperativa, o agricultor familiar permanece no campo e celebra a melhoria de sua produção.

Deixe o seu comentário