04/08/2014 9h42

Faeal realiza encontro do programa Mais Pasto

Consultor do Senar vai visitar os municípios de Monteirópolis, Major Izidoro, Novo Lino, União dos Palmares, Fleixeiras e São Luiz do Quitunde

Programa Mais Pasto aumenta eficiência da fazenda

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) promove nesta segunda-feira, 04, no prédio sede da entidade, mais um encontro com produtores participantes do Programa Mais Pasto. Na ocasião, será realizada mais uma capacitação, ministrada pelo consultor André Sório.

Nessa etapa do programa de manejo de pastagem, os produtores serão capacitados sobre a aplicação do calcário e identificação e melhoramento da qualidade da água da propriedade. O programa já está no quinto módulo e a cada dois meses os produtores recebem a visita do consultor para avaliar o andamento das ações.

Além da capacitação que será realizada na segunda-feira, o consultor André Sório irá visitar algumas propriedades no interior do Estado, juntamente com os instrutores do Senar Alagoas, capacitados para acompanhar as ações do programa. Os municípios com propriedades que receberão as visitas são Monteirópolis, Major Izidoro, Novo Lino, União dos Palmares, Flexeiras e São Luiz do Quitunde.

Segundo Elói da Silva, coordenador técnico do Senar, as visitas serão necessárias para acompanhar o andamento das ações que estão sendo realizadas desde o início do programa. Segundo Elói, os resultados já estão surgindo.“O programa de melhoramento de pastagem já está gerando resultados positivos em tão pouco tempo. Podemos ver que os produtores estão bastante satisfeitos. Há casos em que produtores já estão aumentando seu rebanho”, disse.

O programa

O programa Mais Pasto é um programa de manejo de pastagem que visa promover o aumento da renda do pecuarista. Trata-se de uma técnica que utiliza os recusos forrageiros a fim de se obter o máximo de produção.

Previsto para durar dois anos, o programa foi iniciado em fevereiro e é um projeto piloto da Faeal e do Senar/AL, sendo o primeiro do país a ser realizado pelo sistema CNA. Os produtores que aderiram ao programa tem um custo mensal baixo, cerca de meio salário mínimo. Todo o valor restante está sendo financiado pelo Senar/AL.

TAGS:

Deixe o seu comentário