05/08/2014 11h08

CPLA debate produção leiteira em Canapi

Encontro contou com a presença de presidentes de associações de produtores de leite da região e aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canapi.

Agricultores familiares buscam a CPLA para obter maior rentabilidade com a venda do leite

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participou no último sábado, 02, de uma reunião no município de Canapi. O encontro contou com a presença de presidentes de associações de produtores de leite da região e aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canapi.

Articulada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, a reunião foi presidida pelo diretor administrativo-financeiro da CPLA, Fernando Medeiros. Juntamente com os representantes de 24 associações, entre elas três associações quilombolas e alguns assentamentos que também produzem leite, foram debatidos os rumos da produção leiteira na região, problemas enfrentados e queixas dos produtores.

Segundo Glauco Yves, engenheiro agrônomo da CPLA, os produtores da cidade relataram passar por alguns problemas que comprometem o trabalho realizado por eles. “Atualmente, os cinco abrigos construídos através da parceria entre prefeitura municipal de Canapi e a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) não estão funcionando devido a falta de energia elétrica e também por não estarem incluídos no Programa Social do Leite. Por conta disso os agricultores pertencentes ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), estão comercializando o leite à R$0,70/litro para atravessadores” disse.

Para minimizar os problemas enfrentados pelos produtores da região, ficou definido que será realizado um estudo sobre a produção leiteira no município. O estudo será realizado pelo presidente do sindicato dos trabalhadores de Canapi e Secretário Municipal de Agricultura e servirá de parâmetro para definir as ações a serem realizadas pela CPLA.

“Esse foi o primeiro contato da Cooperativa com os produtores de Canapi. Após o diagnóstico realizaremos um dia de campo voltado ao Programa do Leite na região, com isso iremos possibilitar o aumento da produção leiteira no município”, finalizou Glauco.

TAGS:

Deixe o seu comentário