09/07/2014 7h24

Alunos de Pindorama aprendem a preparar comidas típicas nordestinas

Estudantes puderam aprender e vivenciar as raízes culturais nordestinas a partir da elaboração de variados pratos típicos

 

Em se tratando das festividades juninas, a comida, que já tem papel importante nas comemorações, ganha destaque ainda mais especial. Pensando nisso, a Cooperativa Pindorama, a partir de seu Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), promoveu uma atividade diferente com os alunos que fazem parte do projeto O Amanhã de Pindorama.

Ao longo do último dia 25, os estudantes puderam aprender e vivenciar as raízes culturais nordestinas a partir da elaboração de variados pratos típicos que compõem a mesa dos alagoanos nesta época do ano, que é tradicionalmente caracterizada por variedade e fartura.

Acompanhados por técnicos de culinária e agrícola de Pindorama, os alunos puderam realizar a colheita dos alimentos na horta cultivada na Cooperativa, e aprender a preparar comidas típicas como bolos de milho, coco e macaxeira, além de canjica, munguzá e arroz doce.

De acordo com a coordenadora do projeto, Janieide Pereira, a atividade é uma importante aliada para que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina, além de possibilitar aprendizagem sobre nutrição.

“Ao aprender como se prepara comida típica, o aluno descobre mais sobre a cultura popular da nossa região. Além disso, aprende sobre o valor nutricional dos ingredientes utilizados, como o milho, que é fonte de saúde e energia”, destacou.

Aluna do projeto O Amanhã, Verônica Araújo se interessa pela atividade. “Gosto muito de estar aqui e participar das aulas, tenho aprendido muito”. A colega de turma, Claudênia Silva, completa: “O projeto vai ajudar a decidir nosso futuro”.

O gosto por passar o conhecimento também é compartilhado pelas instrutoras da atividade de culinária. Suely Palmeira ressalta a valorização cultural: “É muito importante transmitir informação sobre cultura para os jovens desde cedo, tem grande contribuição para a formação deles”.

Também auxiliando os alunos na atividade, Dilma da Silva fala sobre o Projeto de Pindorama. “Aprendo e me divirto junto com os alunos. É importante para todos nós. Como o nome do projeto já diz, é o amanhã. No futuro, serão eles os instrutores dos estudantes”, declarou.

Alunas do Projeto O Amanhã de Pindorama participam de atividade de culinária
TAGS:

Deixe o seu comentário