24/06/2014 10h57

Bagaço da laranja lima pode ser transformado em cachaça

Ações da Agência de Fomento de Alagoas estão impulsionando ainda mais o desenvolvimento da região

Bagaço de laranja lima pode ser utilizado para a fabricação de cachaça

Victor Lima/Secom

A produção de laranja lima, no Vale do Mundaú, que já recebeu um investimento de aproximadamente R$ 600 mil, através da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, ganha mais força com a fabricação de cachaça do bagaço da fruta.

A inovação idealizada pelo professor Cícero Calazans, do curso de agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e realizada pela Cooperativa dos Produtores deLaranja Lima de Alagoas (Cooplal), pode gerar mais emprego e renda para a comunidade de Santana do Mundaú, com a sua fabricação e distribuição.

Para isto a Cooplal informa que a importância de se adquirir subsídios do Governo, para que a fabricação de cachaça ocorra, será de extrema importância no escoamento da produção, que vai solucionar 20% dos problemas com a perda de laranja. “Já temos o local onde será a indústria da cachaça, precisamos agora dos equipamentos para comercializá-la para o mundo inteiro”, afimou o presidente da Cooplal, Antonio Carlos Souza.

O gerente de crédito da Desenvolve, Jamerson Silva, indicou que a Agência de Fomento tem todo o interesse em financiar as cadeias estratégicas sob o ponto de vista de geração do desenvolvimento da comunidade local. “A Desenvolve visa apoiar ações que vão facilitar o fortalecimento da produção e aumentar a possibilidade de desenvolvimento sustentável dos municípios alagoanos”, explicou.

Fabricação

Com uma colheita de mais de 50 toneladas de laranja lima ao ano, a Cooplal vem tentando reduzir ao máximo as perdas que ocorrem com o descarte de alguns produtos e suas derivações. O presidente da cooperativa aponta que já existem 49 cooperados representando 26 associações, com uma média de 900 produtores.

A cooperativa colhe as frutas de seus cooperados em Santana de Mundaú, em seguida é encaminhado para a indústria do suco, onde é vendida para o Governo e microindústrias do Estado.

Na sequência do processo, parte do suco é transformada em cachaça de primeira geração e em álcool hidratado. Do bagaço é produzido álcool de segunda geração, que posteriormente será comercializado.

“Já que se gasta muita laranja para se fazer um litro de cachaça, acreditamos que este processo gerará muito mais emprego e renda, além de este, ser um produto diferenciado. A previsão é que no segundo semestre deste ano já estejamos fabricando esta cachaça em larga escala”, indicou o presidente da Cooplal, Antonio Carlos Souza.

Degustação

Dando continuidade ao cronograma do projeto de elaboração da cachaça, foi apresentado, nesta quinta-feira (10), no Laboratório de Pesquisa de Tecnologia de Alimentos da Ufal, a primeira cachaça de suco de laranja lima, em parceria. Durante a apresentação, os presentes tiveram o direito de degustar e conhecer um pouco o processo.

Deixe o seu comentário