14/05/2014 13h34

Consórcio divulga programação de seminário sobre a Helicoverpa Armígera

Seminário que acontecerá no próximo dia 22 de maio, quinta-feira, terá como tema “Situação atual da Helicoverpa Armígera em Alagoas

Lagarta Helicoverpa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) participou na manhã da última terça-feira, 13, de uma nova reunião do grupo técnico de combate à ocorrência da Helicoverpa Armígera no Estado de Alagoas. O grupo, formado pela Faeal/Senar-AL, MAPA, Seagri, Emater e Embrapa, definiu os detalhes para o seminário que será realizado no próximo dia 22.

Segundo Luana Torres, engenheira agrônoma do Senar-AL e integrante do grupo técnico de combate à ocorrência da praga, o seminário que acontecerá no próximo dia 22 de maio, quinta-feira, terá como tema “Situação atual da Helicoverpa Armígera em Alagoas”. O evento tem como público alvo, produtores e técnicos do Estado de Alagoas e será realizado no planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba, a partir das nove horas.

A programação contará com uma apresentação das características, surgimento da praga e manejo de Helicoverpa Armígera no Brasil, a ser ministrada pelos técnicos da Embrapa Elio Guzzo e Aldomário Negrisoli Jr. Outra palestra que integra a programção será sobre a situação atual e o plano de manejo da Helicoverpa Armígera em Alagoas, que será ministrada por Jorge Pohl, do MAPA e por Maria Rufino da Adeal.

Além das palestras, o seminário terá o depoimento de um produtor de Taquarana, que irá falar sobre a ocorrencia da praga em sua propriedade. Para finalizar, o seminário promoverá debates para que os produtores e técnicos.

A Helicoverpa

A Helicoverpa Armigera é uma praga que chegou ao Brasil em 2012 e tem causado devastação por onde passa. Além de bastante resistente aos diversos climas do país, ela é altamente destrutiva e se espalha rapidamente, atacando diversas culturas.

Em Alagoas dois focos da praga foram identificados no ano passado. Em plantações de feijão nas cidades de Arapiraca e Limoreiro de Anadia, mas que foram controlados. Em abril desse ano, mais um foco da Helicoverpa foi detectado, desta vez em Coruripe.

TAGS:

Deixe o seu comentário