07/05/2014 8h30

4ª Expoalagoas Genética promoverá curso de julgamento da raça Dorper

O curso tem por objetivo capacitar criadores e tratadores, no sentido de buscar o que cada raça preconiza.

Ovinos da raça Dorper

A edição 2014 da Expoalagoas Genética apresentará mais uma vez, uma programação repleta de novidades para criadores, estudantes e trabalhadores do meio agropecuário. Entre os destaques, o evento promoverá um Curso de Julgamento da Raça Dorper e White Dorper. O curso tem por objetivo capacitar criadores e tratadores, no sentido de buscar o que cada raça preconiza.

Segundo o organizador do curso, Fernando Chaves, do Dorper Boa Vontade, o curso consiste em ensinar aos criadores e tratadores a identificar as qualidades do animal através de análises e pontuação. “O criador ou tratador será capacitado para analisar e pontuar, de 1 a 5 pontos, alguns membros do animal (cabeça, pescoço, tórax, comprimento, barril, posterior, órgão sexual, pelagem, cor e aprumos). Após a análise de cada membro, o animal receberá uma pontuação geral – que também varia de 1 a 5 pontos”, disse Fernando.

“Uma pontuação maior seria o indicativo de um animal de melhor qualidade genética”, acrescentou o organizador. Que disse ainda que através desses recursos o criador e o tratador poderão atingir um melhoramento genético com gerações futuras melhores ainda em busca de um animal perfeito.

O curso de julgamento de White Dorper será ministrado pelo juiz Domingos, do Piaui. Já o curso de julgamento da raça Dorper será ministrado pelo juiz Wilson Braga, da Bahia. O evento acontecerá de 15 a 18 de maio, das 8 às 12h, na Casa do Criador, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira, o Parque da Pecuária durante a 4ª Expoalagoas Genética.

Deixe o seu comentário