29/04/2014 8h57

Faeal e Senar/AL apresentam diagnósticos do Mais Pasto e iniciam capacitação com produtores

O programa que é um projeto piloto da Faeal e do Senar/AL e o primeiro do país a ser realizado pelo sistema CNA

Mais pasto aumenta o rendimento da fazenda

Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 28, a Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar/AL), através do consultor André Sório, apresentou o diagnóstico das propriedades participantes do programa Mais Pasto. O programa que é um projeto piloto da Faeal e do Senar/AL e o primeiro do país a ser realizado pelo sistema CNA têm como objetivo qualificar o produtor para que ele tenha lucro e aumentar a competitividade entre eles.

São 17 propriedades – sendo seis produtoras de leite e 11 de pecuária de corte ou mistas – localizadas em diversas regiões do estado que integram o programa. Elas foram divididas em três grupos. Cada grupo será orientado por um instrutor do Senar/AL capacitado para oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento do programa. Segundo Alex Wanderley, instrutor responsável por orientar seis das 17 propriedades integrantes do Mais Pasto, a princípio haverá a divisão das pastagens em piquetes, que se trata da divisão da propriedade destinada ao pasto em pequenas partes. “O foco principal é o manejo, mas vamos trabalhar o manejo nutricional e o manejo do rebanho verificando outros fatores na propriedade que estão causando problemas na produção”, explicou o instrutor.

Além da apresentação do diagnóstico das propriedades, foi iniciada uma capacitação na área de formação de pastagem. “O produtores serão capacitados sobre a necessidade de equipamentos, importância das boas sementes, sequência de operações para que se consiga obter uma pastagem bem plantada e bem produtiva”, informou o responsável pelo programa André Sório. Ele justificou que essa capacitação em formação de pastagem é importante porque está começando o período de chuvas no Estado e formar pasto se torna um assunto para todos os produtores.

O presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida, destacou a importância do programa, que tem duração de 24 meses. “Serão várias etapas. A cada dois meses o André Sório estará no estado não só para fazer palestras técnicas, mas também para orientar naquilo que cada propriedade precisa ser orientada. Nesse espaço de dois meses, os técnicos do Senar/AL prestarão todo o apoio necessário aos produtores”, disse o presidente que afirmou que o curso atenderá aos objetivos dos produtores e do próprio Senar.

O programa Mais Pasto visa promover o aumento da renda do pecuarista. Trata-se de uma técnica que utiliza os recursos forrageiros a fim de se obter o máximo de produção. Previsto para durar por dois anos, o programa tem adesão espontânea dos produtores, os que aderiram terão baixo custo mensal – cerca de meio salário mínimo – e todo o resto será financiado pelo Senar/AL.

TAGS:

Deixe o seu comentário