20/03/2014 11h36

Agricultura Lança Prêmio Produtividade de Grãos da Agricultura Familiar

O lançamento ocorrerá na Estação Experimental da EMATER/AL, Unidade Santana do Ipanema.

Premiação vai impulsionar ainda mais o campo

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), através do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), lançará no dia 21 de março, próxima sexta-feira, às 9h, o edital do Prêmio Produtividade de Grãos da Agricultura Familiar Alagoana, que contemplará beneficiários do Programa Estadual de Distribuição de Sementes que cultivem milho e feijão.  O lançamento ocorrerá na Estação Experimental da EMATER/AL, Unidade Santana do Ipanema.

O objetivo da premiação é estimular e valorizar as boas práticas na produção de Feijão e Milho em todo Estado de Alagoas. Além do lançamento do prêmio será realizado um Dia de Campo com os sistemas de cultivo do Milho e Feijão, visando orientar um maior número de produtores. Para o concurso de produtividade serão analisados as plantações de Milho cruzeta e Feijão phaseolus na modalidade de consórcio. O edital estará disponível a partir da próxima semana no portal www.emater.al.gov.br.

Para a diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, o prêmio é uma ferramenta que vai apoiar a dinamização da política pública estadual de incentivo à produção de alimentos.  “Queremos estimular o nosso agricultor para que ele pense na sua cultura como uma atividade rentável e próspera. Desta forma mostramos também o quanto é importante os tratos culturais e os investimentos nas propriedades”, destacou Inês Pacheco.

A programação contará com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com o Banco do Brasil para a concessão de crédito rural e o anuncio da cooperação da EMATER/AL com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que contempla a instalação de Plataformas Completas de Coleta Automática de Dados Agrometereológicos.

As plataformas contarão com sensores de medição de temperatura de ar, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, direção e velocidade do vento, radiação solar global, entre outros dados. Estão previstos para a Região Semiárida de Alagoas 22 equipamentos, que terão como principal foco apoiar a produção agropecuária do Estado. O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Deixe o seu comentário