11/02/2014 10h01

Fetag solicita ampliação de benefícios da entressafra para amenizar desemprego na região da zona canavieira

Projeto Amigo Trabalhador oferece auxílio financeiro de R$ 520, dividido em quatro parcelas, aos trabalhadores do corte da cana

Queda de safra de cana-de-açúcar reduz trabalho no campo

Nesta quarta-feira (12), o secretário de assalariados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL), Antônio Torres, participa de reunião na Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego, para definir o planejamento do Programa Amigo Trabalhador para este ano. O encontro acontece na secretaria, no bairro de Jaraguá, a partir das 10 horas.

A expectativa de Antônio Torres é que o projeto seja ampliado para todas as regiões da zona canavieira em Alagoas, e não alcance apenas a região Sul. “Vamos pedir que trabalhadores de mais doze municípios recebam o benefício. Nos Pólos Mundaú, Manguaba e Norte, onde também há entressafra, os assalariados passam por dificuldades”, explicou.

O projeto Amigo Trabalhador oferece auxílio financeiro de R$ 520, dividido em quatro parcelas, aos trabalhadores do corte da cana demitidos com o período da entressafra. Para este ano, a Seplande – uma das coordenadoras do programa – prevê que 12 mil trabalhadores, de 50 municípios alagoanos, sejam beneficiados.

Até Abril deste ano, a Fetag/AL deverá fazer o levantamento dos assalariados com direito ao cadastro no programa. Somente os trabalhadores que não têm seguro desemprego podem receber o benefício.

Durante a execução do Programa Amigo Trabalhador, o agricultor participa de cursos de qualificação profissional e educacional, ministrados durante a entressafra.

Deixe o seu comentário