10/01/2014 8h17

Produção de banana é fortalecida no Vale do Mundaú

Unidades Demonstrativas contribuem no desenvolvimento econômico da região

Cultivo de banana se expande na Região do Vale do Mundaú

Rafael Maynart

A instalação de Unidades Demonstrativas em toda a região do Vale do Mundaú têm contribuído para o crescimento da produção de laranja e banana. Esses espaços funcionam como centros de apoio e de encontro para os produtores, havendo a realização de cursos, capacitações ou palestras, quinzenalmente.

No município de União dos Palmares, a produção de banana voltou a se fortalecer, após o trabalho realizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, que articulou junto às Associações Vale da Pelada e Esfrega Folha, a inserção delas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“As associações são responsáveis por 98% da banana produzida no Vale do Mundaú. São centenas de produtores associados que estão ampliando a produção para atenderem a demanda”, explica a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, 30% da produção são vendidos para os programas governamentais, 40% em feiras livres da região e os outros 30% são comercializados por atravessadores – pessoas que compram os produtos dos fruticultores a preços abaixo do mercado. “Infelizmente ainda existe esta prática aqui no estado. Mas estamos realizando ações para inibir os atravessadores para que as frutas possam ser vendidas a um preço justo”, conta.

As ações desenvolvidas pelo APL Fruticultura no Vale do Mundaú são coordenadas pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria do Sebrae, através do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).

 

TAGS:

Deixe o seu comentário