21/01/2014 15h57

Lagarta Helicoverpa Armígera chega a Alagoas e órgãos agropecuários discutem plano de combate à praga

A comissão formada pelos órgãos agropecuários irá se reunir, no dia 10 de fevereiro, para apresentar o andamento das ações

 

Lagarta Helicoverpa Armígera tem causado sérios prejuízos ao campo

A proliferação da lagarta Helicoverpa Armígera voltou a ser tema de discussão entre órgãos agropecuários em Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (20), representantes da Federação da Agricultura (Faeal), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), Ministério da Agricultura (Mapa) e Secretaria da Agricultura (Seagri) se reuniram com o objetivo de encontrar alternativas para o combate à praga.

Na reunião, ocorrida na sede da Faeal, os profissionais abordaram como cada órgão irá atuar para controlar a lagarta nos municípios. De acordo com Hélio Guizo, pesquisador da Embrapa, após a aprovação do plano de supressão à Helicoverpa – que já foi enviado ao Ministério da Agricultura (Mapa) – o primeiro passo a ser feito é o monitoramento da praga em todo o Estado. “Com a identificação da Helicoverpa em cada área, iremos formar multiplicadores de conhecimento, que irão capacitar os produtores rurais sobre a identificação e o combate correto da lagarta”, explicou.

O superintendente de desenvolvimento agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, explicou que a participação do produtor rural irá trazer grande contribuição nas ações contra a lagarta. “Um produtor de Arapiraca teve que utilizar oito produtos diferentes para obter resultado, e dificuldades como essa é que queremos resolver de imediato. Para combater a Helicoverpa, o produtor precisa saber que a lagarta é diferente das outras que ele já encontrou”, frisou Hibernon.

Segundo o superintendente do Mapa em Alagoas, Alay Correia, apesar dos esforços da comissão, o objetivo do plano de supressão é combater a lagarta, e não de erradicá-la. “Essa praga atinge cerca de 200 variedades de plantas e fica praticamente impossível erradicá-la. Por isso, o objetivo maior da comissão, pelo menos agora, é de minimizar os prejuízos do produtor rural”, disse Alay.

A comissão formada pelos órgãos agropecuários irá se reunir, no dia 10 de fevereiro, para apresentar o andamento das ações para combater a Helicoverpa Armígera em Alagoas.

TAGS:

Deixe o seu comentário