27/11/2013 10h26

Primeira Festa do Leite da Agricultura Familiar promete mostrar força do produtor rural alagoano

Evento em Batalha e contará com competições, seminários e outras atividades voltadas para o homem do campo

Festa do Leite reunirá pequenos produtores de leite

Produtores rurais, criadores e demais entidades do setor em Alagoas estarão reunidos no município de Batalha, entre os dias 11 e 14 de dezembro, para a Primeira Festa do Leite da Agricultura Familiar. O evento tem a parceria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e será realizado em clima de confraternização para comemorar os resultados positivos da bacia leiteira do Estado, graças às ações desenvolvidas com o Programa do Leite.

A festa foi confirmada na manhã desta terça-feira, durante reunião entre o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, e o secretário de agricultura (Seagri) José Marinho Júnior. De acordo com Monteiro, o evento irá reunir os campeões de todos os torneios leiteiros realizados nos municípios. A tradicional competição que premia os melhores animais e produtores de leite de Batalha será realizada este ano durante o evento.

A Festa do Leite reunirá 32 associações de produtores. Além de premiar os competidores, a festa também dará lugar a seminários voltados para incentivar a prática sustentável da agricultura em Alagoas. Segundo o presidente da CPLA, o evento foi criado para mostrar o que o produtor tem de melhor. “Essa é uma comemoração voltada para o agricultor, que está no campo produzindo e gerando emprego para o Estado. É muito gratificante ver que hoje o produtor tem produtos de qualidade e compete em igualdade com empresas de grande porte”, disse.

Aldemar Monteiro também ressaltou o papel essencial da Seagri em levar o Programa do Leite para o homem do campo. “Quando inserimos o agricultor no programa, o leite do produtor passou a ser valorizado, o que resultou em competitividade no mercado. Sem o apoio do Programa do Leite, o preço poderia cair em até 30% em relação ao valor normal. Por isso é tão importante a função social desempenhada pelo projeto”.

A Primeira Festa do Leite também será realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL), Sebrae e Emater e prefeitura de Batalha.

 

Secretário destaca importância do Programa do Leite

Durante a reunião que confirmou a participação da Seagri na festa, o secretário José Marinho Júnior destacou a evolução da bacia leiteira no Estado e ressaltou o apoio das parcerias para implantar o Programa do Leite.

“O produtor alagoano sofreu uma série de dificuldades, tanto diante da seca como também em relação ao preço do leite. Mas tudo isso foi superado graças a uma série de ações institucionais, com o apoio da iniciativa privada, cooperativas, associações e parcerias, e o produtor conseguiu sair dessa situação tendo lucro, tendo seu rebanho mantido”, disse Marinho.

Segundo o secretário, o crescimento das bacias leiteiras nos municípios mostra que as ações continuam beneficiando o produtor. “A atividade do leite ultrapassa os limites da bacia leiteira. Percebemos que em várias regiões do Estado, como no baixo São Francisco e Alto Sertão, onde havia tradicionalmente a cultura da avinocaprinocultura, hoje podemos encontrar várias bacias leiteiras formadas de forma sustentável”, frisou.

Deixe o seu comentário